Clínica de Ciclismo e Workshop de Corrida de Rua beneficiam praticantes do esporte na região

O GNAP desenvolve vários projetos de pesquisa científica, com resultados publicados em revistas internacionais especializadas com alto impacto. Mas também consideramos importantes levar o conhecimento científico ao público leigo. Por isso, todos os anos, promovemos clínicas e workshops. Neste ano, ciclistas e corredores de rua foram novamente beneficiados por estarem perto de uma universidade federal.

A IV Clínica Científica de Ciclismo ocorreu no dia 20 de Outubro de 2018 e contou com palestras em temas diversos relacionados com a prática do ciclismo de estrada e de moutain bike. O prof. Dr. Felipe Carpes (GNAP UNIPAMPA) falou sobre os projetos do GNAP e as oportunidades de avaliação para atletas. O doutorando Alvaro Machado (GNAP UNIPAMPA) palestrou sobre efeitos da fadiga acumulada no desempenho. Em seguida, os Uruguaios Andres Borras e Nestor Piñon, diretores do GFNY Uruguai, falaram sobre os desafios e satisfações em organizar provas de ciclismo de longa duração. Por fim, o Dr. Mateus Rossato (FEFF UFAM) palestrou sobre o controle de cargas internas e externas no treinamento. O evento encerrou com uma mesa redonda ara perguntas do público e no dia seguinte, em parceria com a Associação de Ciclismo de Uruguaiana, foi organizada uma competição de ciclismo em circuito urbano.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

No dia 27 de Outubro de 2018, no III Workshop Científico de Rua os participantes ouviram do Prof. Dr. Felipe P Carpes (GNAP UNIPAMPA) sobre as oportunidades para avaliação biomecânica de atletas no laboratório, que é o único da região que possui facilidades para esse tipo de avaliação. Os presentes ouviram a Dra. Patricia Dias Pantoja falar sobre as adaptações neuromuscular em corredores master e logo em seguida o Dr. Gustavo Leporace falou sobre prevenção de lesões em corredores. O GNAP planeja um quarto workshop para 2018, mas é possível que o evento não aconteça mais em Uruguaiana, com o objetivo de registrar um maior número de participantes. A edição deste ano teve 138 inscrições gratuitas, mas a aderência dos inscritos no dia do evento foi baixa.

.