Workshop sobre Registro de Ensaios Clínicos promovido pelo GNAP reuniu estudantes e cientistas

No dia 13 de Novembro de 2018 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa, juntamente com o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, e com o apoio da Sociedade Brasileira de Fisiologia, por meio do edital de apoio a eventos, promoveu o Workshop sobre delineamento e registro de estudos clínicos.

O evento teve como objetivo qualificar estudantes de diferentes graus e cientistas atuantes na pós-graduação frente ao crescente interesse e demanda por registros de estudos clínicos. A atividade teve inscrições gratuitas e atraiu 50 participantes. A programação teve dois momentos. Inicialmente, o prof. Dr. Paulo Bayard fez uma exposição sobre a importância da ética em pesquisa e do registro de estudos clínicos para o desenvolvimento científico e tecnológico. A seguir, a Profa. Dra. Cintia Botton ministrou o workshop. O evento abordou todas as fases do delineamento de estudos clínicos, incluindo estratégias metodológicas, e o registro de estudo em plataformas como o Clinical Trials e o REBEC. Adicionalmente, o tema também envolveu o compartilhamento de dados (data sharing), considerado também uma tendência atual para a pesquisa científica.

Considerado de extrema relevância pelos participantes, o evento deverá ter uma edição futura para discussões adicionais sobre o tema.

Os participantes receberão o certificado de participação nos próximos dias.