Chá verde e seu potencial neuroprotetor

A doença de Alzheimer é uma condição que envolve perdas cognitivas importantes, sendo a mais conhecida a perda de memória recente. Essa doença não tem cura e atinge principalmente idosos. Nos últimos anos o GNAP tem buscado investigar o papel de compostos naturais com capacidade de atenuar esses déficits cognitivos. Um destes compostos é o chá verde, que é barato e popular e fácil. Estudos do grupo mostraram que a ingesta regular do chá verde tem efeitos benéficos na memória e aprendizado. Essas conclusões tem sido possíveis com estudos em modelos animais de mamíferos que possuem mecanismos de aprendizado similares aos humanos. Pesquisas como essa, buscam desenvolver terapias que possam proteger a perda da memória em um tipo da doença neurodegenerativa. No contexto da doença de Alzheimer, estudos recentes do grupo mostraram que o chá verde tem um potencial neuroprotetor melhor que outros chás naturais da mesma planta, já que é o mais rico em propriedades antioxidantes. Essas pesquisas são importantes para serem utilizadas na prática e descobrir em quais mecanismos biológicos atuam e assim contribuir para futuramente descobrir substâncias que possam proteger a memória em forma de medicamentos que lutem contra as perdas resultantes do Alzheimer.

Texto elaborado por Marcela Trindade e Maria Carolina Gonçalves, alunas de ensino médio do Instituto Elisa Valls e bolsistas CNPq de Ensino Médio da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana