GNAP no ISB Congress 2019!

A Unipampa esteve representada na edição deste ano do Congresso da International Society of Biomechanics, que aconteceu em Calgary, no Canadá. O grupo de pesquisa em neuromecânica aplicada participou do evento representado pelo prof. Felipe Carpes, a pós doutoranda Eliane Guadagnin, a doutoranda do programa multicêntrico de ciências fisiológicas Karine Stoelben e as graduandas em fisioterapia Milena Aguiar dos Santos e Inaê de Oliveira Marcelo, e o professor Chileno Carlos De la Fuente, que é colaborador do grupo. Dentre as atividades que o grupo participou destacam-se as apresentações de 6 trabalhos na modalidade oral e outros 4 na modalidade poster neste que é maior evento da área. Eliane Guadagnin apresentou resultados de projeto de pesquisa que busca determinar as relações entre parâmetros de morfologia muscular com o desempenho motor em idosos. Inaê apresentou o projeto de ensino “Olimpíadas de Biomecânica, e resultados das investigações sobre a influência do hora do dia no desempenho neuromuscular. Karine apresentou dados de pesquisa sobre características neuromusculares de pessoas com lesões de ligamento cruzado anterior do joelho, e Milena mostrou resultados do uso de calçados com molas de amortecimento sobre o impacto no esporte. Carlos, que desde Santiago no Chile colabora com o GNAP e visita regularmente a Unipampa, também apresentou resultados de estudos na área de biomecânica clínica que realiza com a orientação do prof. Felipe Carpes. Ainda no mesmo evento, o prof. Felipe Carpes, que é membro do conselho executivo da International Society of Biomechanics (https://isbweb.org) participou da reunião do conselho executivo, e no evento coordenou uma sessão científica sobre uso de ferramentas de imagem para diagnóstico neuromuscular e o Developing Countries Grant Competition, atividade que premiou 5 projetos de pesquisa propostos por pesquisadores de países em desenvolvimento. O professor também recebeu uma homenagem das mãos do atual presidente da sociedade, prof. Joseph Hamill e do presidente eleito, prof. Anton Arndt, pelo serviços voluntários prestados à International Society of Biomechanics nos últimos 4 anos.
A participação no evento foi possível com o apoio de diferentes agências e sociedades. O prof. Felipe Carpes recebe apoio do CNPq, Eliane Guadagnin da FAPERGS, Inaê de Oliveira Marcelo da UNIPAMPA por meio do edital PAPE, Milena Aguiar dos Santos recebeu um travel grant da Sociedade Brasileira de Biomecânica e Karine Stoelben e Carlos De la Fuente receberam um travel grant da International Society of Biomechanics e University of Calgary. Karine também foi destaque em uma reportagem publicada pela University of Calgary e que falou sobre a participação de estudantes de países em desenvolvimento no congresso.
O grupo também aproveitou a oportunidade para visitar o Human Performance Laboratory da University of Calgary, considerando um dos maiores centros de pesquisa do mundo na área de biomecânica e fisiologia do esforço.