Prezada comunidade que tem contato com o GNAP
É notório o risco que a nossa comunidade começa a enfrentar com eminente disseminação do COVID-19 em nossa região e cidade. Nesse sentido, e com muita responsabilidade, a Universidade Federal do Pampa suspendeu as atividades presenciais que incluem nossas atividades de laboratório. Isso ajudará a evitar que um universo de aproximamente 3000 pessoas, de maneira direta e um número desconhecido de maneira indireta, e que acabam de alguma forma convivendo no ambiente universitário que se estende ao ambiente familiar, fiquem mais expostas. Apenas em nosso laboratório, são mais de 25 pessoas que tem contato direto quase que diariamente.
Como cientistas, temos também o dever de informar as pessoas sobre a situação atual, da maneira mais atualizada possível, e orientar de modo a contribuir para o combate a esta doença com desdobramentos futuros que ainda são desconhecidos. Por isso, não compartilhe informação de procedência duvidosa. Busque as evidências. Se está na dúvida, não compartilhe, não curta. Sabemos buscar e ler artigos. Vamos usar esse conhecimento. Temos que fazer bom uso dessa habilidade.
Evitem o contato com outras pessoas, se puderem, fiquem em casa, façam suas atividades de maneira remota. Estamos cientes e sensíveis a esta condição extraordinária, e assim com todos, estamos aprendendo a lidar com ela. Não deixem de fazer contato com a coordenação no caso de dúvidas. Mas também não deixem de realizar suas atividades acadêmicas. Leiam, se atualizem, trabalhem no projeto, na dissertação, na tese. Escrevam o(s) artigo(s) com aqueles dados que estão esperado. Enfim, ocupem-se.
Apesar de não termos atividades presenciais, estamos adaptando nossa rotina para que possamos manter nossos projetos em andamento com atividades remotas e reuniões usando ferramentas online.
Mantenham a higiene pessoal no mais alto grau de prioridade, não criem pânico, mas sim orientem as pessoas que água e sabão sim funcionam, e podemos explicar isso com conhecimentos das ciências biológicas e química. Se cada um de nós fazer a sua parte, pode ser que passemos por essa fase de maneira mais rápida e até mesmo mais segura.
Atenciosamente
Felipe Carpes
Líder do GNAP