GNAP tem trabalhos premiados no XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica!

Entre os dias 13 e 17 de Setembro ocorreu o XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica (www.cbb2021.com.br). O evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica (www.bsb.org.br) é o maior congresso da área na América Latina. Nesta edição o evento contou com mais de 600 participantes, em ambiente virtual, e uma programação vasta, com convidados do Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e África do Sul. O evento também recebeu a terceira edição do meeting latino americano de biomecânica, o XI Simpósio em Neuromecânica Aplicada, e o 13º Simpósio do Motor Control ISB Technical Group.
O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada, da UNIPAMPA Campus Uruguaiana, participou de diversas atividades do congresso, com destaque para os trabalhos apresentados e eleitos como melhores trabalhos temáticos. Os trabalhos foram apresentados por estudantes da UNIPAMPA e ilustram o impacto do trabalho realizado pelo grupo ao longo dos anos.
Confira abaixo detalhes dos trabalhos premiados.
Na temática de biomecânica do esporte
  • “Analysis of clinical tests better predicting biomechanical outcomes in unilateral jump landing tasks”, de autoria de Karine Josibel Velasques Stoelben, Andressa Lemes Lemos, Evangelos Pappas, Felipe P Carpes. O trabalho é fruto do projeto de tese da doutoranda em Ciências Fisiológicas na UNIPAMPA, Karine Stoelben, e conta com fomento do CNPq, em parceria com a University of Wollongong, Austrália.
Na temática de locomoção e postura
  • “Efeitos do aquecimento dos pés sobre o controle postural em idosos”, de autoria de Mathias Sosa Machado, Álvaro Sosa Machado, Eliane Celina Guadagnin, Daniel Schmidt, Andresa Mara de Castro Germano, Felipe P Carpes. Apresentado pelo bolsista de iniciação científica Mathias Machado, estudante de fisioterapia da UNIPAMPA, o trabalho mostrou resultados da primeira fase de um projeto de cooperação internacional desenvolvido em parceria com a Technische Universität Chemnitz, da Alemanha, com o financiamento do programa CAPES PROBRAL. Além disso, o projeto conta com uma bolsa do programa FAPERGS PROBIC.
Na temática de ensino de biomecânica
  • Interactive online biomechanics simulations and tools for students and professors“, de autoria de Felipe P Carpes, Jennifer Martay & Hugo Martay. O trabalho relata a construção e distribuição gratuita de ferramentas de simulação biomecânica para uso em sala de aula. O recurso é disponibilizado em diferentes idiomas e pode ser usado para auxílio no ensino, seja presencial, remoto ou híbrido. Desenvolvido em parceria com pesquisadores da Anglia Ruskin University da Inglaterra, o trabalho foi recentemente publicado em formato de artigo, na prestigiada revista Advances in Physiology Education, com acesso livre: https://doi.org/10.1152/advan.00069.2021.
  • Olimpíadas de Biomecânica: adaptação de um projeto de inovação didático-pedagógica para o ensino remoto“, de autoria de Ana Carolina Lamberty de Morais, Bruna Carvalho Mendes, Mathias Sosa Machado, Marieli Miranda Paz, Maria Eduarda Ferreira Pereira, Vitória de Pereira Ferreira, Felipe P Carpes. Premiado na categoria de ensino de biomecânica, o trabalho apresentado pela bolsista PDA de iniciação ao ensino Ana de Morais, estudante de fisioterapia na UNIPAMPA, mostra como o projeto de inovação didático pedagógica “Olimpíadas de Biomecânica” foi adaptado para o contexto do ensino remoto emergencial. O projeto, iniciado em 2013, vem sendo utilizado também por outras universidades brasileiras para facilitar o aprendizado de biomecânica. Para quem tem interesse em conhecer mais sobre esse projeto, recomenda-se a leitura do artigo em que o método de ensino foi publicado, na revista Advances in Physiology Education, com acesso livre (https://doi.org/10.1152/advan.00027.2017).
Para conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada, da UNIPAMPA Campus Uruguaiana, visite https://sites.unipampa.edu.br/gnap/ e siga @gnap_unipampa nas redes sociais.