Escola de Inverno GNAP 2022 reuniu professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil e américa do sul

Entre os dias 26 e 29 de Julho de 2022 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) organizou a terceira edição de sua escola de inverno, tendo como tema central o processamento de sinais biológicos.

Ao longo dos dias de estudo, os cerca de 60 participantes do evento no formato híbrido (com participantes presenciais no Laboratório de Neuromecânica e de maneira remota em uma sala do Zoom) tiveram contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e puderam vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados de séries temporais. Ao término da escola, os participantes receberam uma avaliação para realizar e então receber sua certificação.

Nesta terceira edição a escola recebeu estudantes de mais de 6 estados e 3 países da América do Sul. Todas as aulas foram ministradas em português.

O evento teve apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia, e qualificou estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Os conteúdos selecionados para essa edição foram desenvolvidos por dois professores convidados, sendo eles o Prof. André Gustavo Pereira de Andrade, da UFMG, e o Prof. Carlos De la Fuente, da Pontifícia Universidad Católica de Chile. Carlos é também doutorando no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Pampa. Assim como aconteceu na primeira e segunda edições da escola, todas as aulas logo estarão disponíveis no canal do GNAP no Youtube, a NeuromechTV.

Prof. André de Andrade, na abertura da escola.

Parte dos participantes na aula presencial.

Prof. Carlos De la Fuente durante a aula.

Andamento da aula. O formato híbrido do evento garantiu a presença de uma maior número de participantes.

Membros do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada ao final do evento.