GNAP participa do CBB e recebe prêmio por pesquisa de iniciação científica

Entre os dias 18 e 22 de Abril de 2023 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa participou do XX Congresso Brasileiro de Biomecânica. O evento foi organizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no campus de Bauru (SP). O congresso, que é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica, voltou ao formato presencial e reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir o avanço e o impacto da pesquisa em biomecânica nas diferentes áreas do conhecimento.

O GNAP participa do evento desde 2011. Nesta edição, teve grande participação, com estudantes de graduação e pós-graduação apresentando seus trabalhos nas sessões de temas livres e posteres (confira abaixo a lista completa de títulos e autores).

Nas sessões de temas livres, 3 estudantes do GNAP apresentaram trabalhos. A bolsista FAPERGS de iniciação científica Marieli Miranda Paz recebeu o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica pelo seu trabalho intitulado “Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos“. O trabalho faz parte do seu projeto de trabalho de conclusão de curso em Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Na imagem acima, fotos da apresentação da estudante Marieli Paz e do recebimento do prêmio.

Ainda nas sessões orais, a estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Inaê de Oliveira Marcelo, apresentou resultados de parte de seu estudo de mestrado, com o título “Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes“. Já a estudante Eduarda Santos Tulius, bolsista de iniciação científica CNPq e estudante de fisioterapia, também apresentou resultados do seu trabalho de conclusão de curso, com o estudo intitulado “Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal“. O estudo de Eduarda também havia sido indicado para o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica.

Na imagem acima, fotos da apresentação da mestranda Inaê de Oliveira Marcelo.

Na imagem acima, fotos da apresentação da estudante Eduarda Santos Tulius.

O evento contou também com sessões de pôsteres, que criaram um ambiente de muito debate e discussão entre os participantes, nos quais a Universidade Federal do Pampa esteve representada pelo GNAP. Todos os estudantes que viajaram até Bauru para participar do evento apresentaram resultados de seus trabalhos. Após dias de intensa interação científica, o grupo retorna com a certeza de que cada quilômetro viajado valeu a pena, e a experiência renderá vários frutos para atividades futuras do grupo.

Na imagem acima, estudante de iniciação científica Vitória Ferreira e mestranda Inaê Marcelo nas sessões de pôsteres.

Na imagem acima, o mestrando Jean Carvalho e a estudante de iniciação científica Marieli Paz nas sessões de pôsteres.

Na imagem acima, a estudante de iniciação científica Maria Eduarda Pereira e o mestrando Frederico Brasil nas sessões de pôsteres.

Na imagem acima, a mestranda Milena Aguiar e o mestrando Victor da Costa nas sessões de pôsteres.

Também fez parte da programação do evento uma palestra ministrada pelo prof. Felipe P Carpes. O professor falou sobre o uso de tecnologias markerless (do ingês, sem marcadores) para capturas de movimento. Esse tipo de tecnologia emprega algoritmos de reconhecimento de padrões e imagens para realizar a captura de movimentos e reconstrução 3D para cálculos da cinemática do movimento. Nesta palestra, o professor aproveitou para mostrar resultados de pesquisas de inovação tecnológica para captura tridimensional de movimentos sem marcadores que o GNAP realiza em cooperação com pesquisadores do Instituto de Traumatologia do Rio de Janeiro.

Na imagem acima, o Prof. Felipe P Carpes em sua palestra no evento.

A partipação do GNAP no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica foi mais uma oportunidade de reforçar o papel da pesquisa científica desenvolvida na Universidade Federal do Pampa para o desenvolvimento científico do Brasil. Foi também uma oportunidade para estudantes de diferentes níveis conhecerem seus pares acadêmicos, ouvir palestras de professores e professoras do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália e Holanda, e interagir com congressistas de diferentes estados do Brasil e também países da américa latina.

Na imagem acima, fotos dos integrantes do GNAP e colaboradores durante o evento.

O GNAP, por meio de seus líderes, o prof. Dr. Felipe P Carpes (doutor em ciências do movimento humano) e técnico desportivo Dr. Marcos Roberto Kunzler (doutor em ciências fisiológicas) agradecem o empenho e dedicação do estudantes na preparação dos trabalhos e posterior apresentação no evento, assim como às agências de fomento CAPES, CNPq e FAPERGS, assim como a The Biomechanics Initiative e Sociedade Brasileira de Biomecânica, pelo apoio prestado de diferentes formas para a participação no evento.

Na imagem acima, Marcos R Kunzler e Felipe P Carpes, líderes do GNAP na UNIPAMPA.

Lista de trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa e que foram apresentados no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica.

Título Autores
Efeitos tardios de correr uma meia-maratona na cinemática da aterrissagem na corrida Jean da Silva Carvalho, Conrado Laett, Karine Josibel Velasques Stoelben, Marcos Kunzler, Felipe P Carpes
Associação entre mobilidade de tornozelo e pico da força de reação do solo de um salto unipodal Vitória de Pereira Ferreira,
Inaê de Oliveira Marcelo, Eduarda Santos Tulius, Karine Josibel Velasques Stoelben,