BESTT (BUSINESS ENTREPRENEURSHIP FOR SPORTS TECHNOLOGY TRANSFER) – chega ao fim um dos projetos mais instigantes que o GNAP já participou!

No último dia 20 de novembro, concluiu-se o programa BESTT com a sessão de encerramento e entrega de prêmios às equipes vencedoras. As três candidaturas finalistas apresentaram os seus projetos e, no final da sessão, o diretor da UVemprén (Unitat d’Emprenedoria da Universitat de Valencia),  Rafael García, atribuiu os prêmios às equipes vencedoras. Durante o evento, contou-se com a palestra “Desenvolvimento de produtos: busca por financiamento e passos iniciais” do professor Victor Cossich, pesquisador que realiza atualmente seu pós-doutorado na University of Calgary (Canadá).

A primeira edição do programa BESTT ocorreu no âmbito do Programa Internacional de Inovação Educacional em Empreendedorismo Universitário “UVemprén Aprèn”, com o patrocínio de Santander Universidades. O seu objetivo foi estimular o empreendedorismo e a inovação através do trabalho em grupos interdisciplinares e internacionais para criar um produto tecnológico com aplicação nas ciências do desporto e áreas afins. A participação da UNIPAMPA se deu pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada e por conta da longa colaboração, que completa em 2013 os 10 anos de existência, entre os grupos coordenados pelo Prof. Felipe Pivetta Carpes (UNIPAMPA) e Prof. Jose Ignacio Priego-Quesada (UV). O projeto foi desenvolvido também com a participação da Technische Universität Chemnitz, da Alemanha, com a parceria junto ao grupo de pesquisa em Controle Motor, Neurofisiologia e Cognition coordenador pela Profa. Andresa Germano.

Todo o corpo discente participante, após receber formação específica e transversal, trabalhou em equipe de forma multicêntrica para desenvolver uma ideia de negócio inovadora centrada num serviço de avaliação desportiva. Além disso, ao longo das 7 semanas de trabalho, receberam formações sobre empreendedorismo, criação de empresas, design de infografias e comunicação oral.

Foram formadas 8 equipes com membros das três universidades participantes, cada uma supervisionada por 2 membros das instituições em colaboração: Prof. José Ignacio Priego da Universitat de València (Espanha), Prof. Felipe Carpes da Universidade Federal do Pampa (Brasil) e Profa. Andresa Germano da Technische Universität Chemnitz (Alemanha).

As 8 equipes apresentaram projetos de elevado nível, e 3 delas foram finalistas, tendo que apresentar os seus projetos na cerimônia de encerramento. As equipes participantes no programa BESTT foram:

• Perform Perfect
  • Impactwatchers
  • The Bracelets
  • Duwoman
  • HealthMasters
  • Health providers
  • Kids Kinetherm Analytics
  • The Unstoppables

Estudantes das seguintes graduações participaram: Bacharelado em Fisioterapia, Bacharelado em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Duplo Bacharelado em Farmácia, Nutrição e Dietética, Mestrado em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Mestrado em Ciências Fisiológica, e Mestrado em Prevenção, Reabilitação e Fitness Esportivo.

Finalmente, a equipe vencedora da 1ª edição do programa BESTT foi “Impactwatchers“, apresentada por Hänel Syraja (Alemanha), Julio D’Pascuale (Alemanha), Andrio Gerard (Brasil) e Juan Pastor (Espanha), com um prêmio de 1.500 euros. As equipes finalistas que receberão um prêmio reconhecimento de 700 euros foram “Health providers“, apresentada por Luiza Freiberg (Brasil), Thaline Mello (Brasil), Anna Gradoli Antich (Espanha) e Julio Cibrian Ruiz (Espanha), e “Perform Perfect“, apresentada por Lukas Verderber (Alemanha), Marieli Paz (Brasil), Ana Lamberty de Morais (Brasil) e Ana Covadonga (Espanha).

Além disso, todos os alunos que participaram das formações e apresentaram o projeto também receberão a certificação e conclusão do projeto, e um voucher 50 euros para a loja da Universidade de Valência.

Para além da experiência de interação com grupos internacionais, a participação dos alunos da UNIPAMPA no projeto representa um importante marco para o desenvolvimento profissional e formação, já que esse tipo de projeto era inédito até então na UNIPAMPA Campus Uruguaiana.

Esperamos que a vivência adquirida reflita na percepção destes alunos frente ao potencial que cada um tem para se desenvolver e atuar de maneira a causar impactos positivos significantes na nossa sociedade!

Felipe Pivetta Carpes

Jose Ignacio Priego-Quesada