Campus São Borja oferece sete cursos e diferenciais para graduação na Fronteira Oeste

Situado na fronteira do Brasil com a Argentina, o Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é a casa de sete cursos de graduação: Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Sociais – Ciência Política, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Serviço Social. No Processo Seletivo 2021, são disponibilizadas 350 vagas para ingresso via Sisu ou Chamada por Nota do Enem.

O curso de Ciências Humanas – Licenciatura tem duração de cinco anos, assim como o bacharelado em Direito. Os demais cursos têm duração de quatro anos em nível de  bacharelado. A estrutura da universidade oferece laboratórios de comunicação (rádio, TV, redação, produção gráfica e fotografia) e social: ( pesquisas de opinião e grupo focal), uma biblioteca com 44 mil volumes e 33 mil títulos, além de laboratório de informática para dar suporte aos diversos cursos. Os estudantes terão acesso a uma vivência universitária completa para sua formação de qualidade, com um corpo docente de mestres e doutores altamente qualificado, assim como o corpo técnico da Unidade.

Os cursos de Ciências Sociais – Ciência Política, Ciências Humanas –Licenciatura, Relações Públicas e Direito funcionam no turno da noite. Os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social funcionam durante o dia. “São todos cursos reconhecidos com excelência  em avaliações do Ministério da Educação, encaminhando centenas de profissionais ao longo dos 14 anos da Instituição”, destaca o diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden.

O campus passa atualmente por obras de ampliação, e já conta com Restaurante Universitário, que oferece alimentação subsidiada aos estudantes, academia ao ar livre, e em breve terá novo prédio para atender demanda acadêmica e casa do estudante. Atualmente o Campus São Borja conta com 1.684 alunos matriculados regularmente. Os cursos são todos gratuitos oportunizando o acesso à educação superior de qualidade, construindo a diferença através da ciência para a Fronteira Oeste. Neste ano, estão registrados e em desenvolvimento na unidade 15 projetos de ensino e de extensão e nove de pesquisa, os quais se constituem em oportunidades de aprendizagem e experiência para os acadêmicos. O campus oferece ainda duas pós-graduações em nível especialização e dois mestrados, em Comunicação e Indústria Criativa e em Políticas Públicas, como oportunidade de continuidade de estudos após a graduação.

Saiba mais sobre o ingresso na Unipampa em 2021 explorando o site do Processo Seletivo e conheça o Campus São Borja e os demais campi.

Com informações de Valmor Rhoden

Fotos: Milene Marchezan

*Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia.