Campus São Gabriel proporciona aos estudantes uma aprendizagem que vai além da graduação

Hoje você irá conhecer um pouco mais sobre o Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A Unidade localiza-se em São Gabriel, município situado a cerca de 330 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Com uma população de aproximadamente 62 mil habitantes, São Gabriel recebe, todos os anos, pessoas em busca de um sonho: cursar uma graduação ou pós-graduação em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Assim, o município acolhe quem escolhe a Unipampa para mudar a sua vida. A oportunidade estende-se, também, à comunidade local, que pode qualificar-se sem sair de casa.

Os cursos ofertados pelo Campus São Gabriel, na graduação, são: Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. Em 2021, são 210 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Chamada por Nota do Enem, de um total de 3.335 vagas em dez campi. Na pós-graduação, há a possibilidade de cursar a Especialização em Educação: Práticas de Ensino Interdisciplinares e o mestrado e doutorado em Ciências Biológicas.

O Campus São Gabriel da Unipampa possui uma área aproximada de 195 mil metros quadrados (m2), na qual 6.822,56 m2 é a área construída, que abriga salas, biblioteca, laboratórios, restaurante universitário e toda a infraestrutura necessária para receber a comunidade acadêmica. São 41 laboratórios, 28 deles classificados como Ciências Biológicas, Ciências Florestais, Química e Física, nove laboratórios estão localizados no Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (Neva) e três classificados como Ciências Sociais, Humanas e Computação. Na sede administrativa, há ainda um laboratório das Ciências Florestais. Nestes espaços são realizadas atividades de ensino e desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão. Antes da pandemia, os laboratórios também recebiam os estudantes das escolas do município para visitação, o que proporciona interação com a comunidade e a oportunidade de conhecer as dependências e atividades realizadas na Universidade.

As atividades de pesquisa e extensão envolvem cerca de 300 pessoas em quase 200 projetos e ações. A produção científica do Campus São Gabriel, em 2020, alcançou o número de 299 publicações entre artigos, capítulos de livros, livros, apresentações de trabalhos, softwares, trabalhos técnicos, produtos artísticos e demais tipos de produção técnica. Para auxiliar no desenvolvimento desses materiais, a Unidade Universitária conta com uma biblioteca com acervo de mais de 14 mil obras.

Os estudantes da Unipampa, em São Gabriel, também podem contar com bolsas de estudo e os auxílios dos programas de assistência estudantil do Plano de Permanência. Em 2020, 132 discentes foram contemplados com bolsas de graduação, sete com bolsas de pós-graduação e 131 estudantes receberam auxílio da assistência estudantil.

Desde o início da pandemia de covid-19, o Campus São Gabriel vem se destacando pela contribuição aos municípios gaúchos por meio da testagem RT-PCR para Sars-Cov-2. Professores adaptaram laboratórios da Unidade, de forma emergencial, para a testagem da população. Em 12 meses, foram realizados quase 30 mil testes, para 16 municípios atendidos pela região, o que só foi possível devido às expertises dos docentes com experiência em análises que utilizam técnicas de biologia molecular, somadas à infraestrutura dos laboratórios, que possuem equipamentos aprovados pela Anvisa e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e parceria com os municípios de São Gabriel, Rosário do Sul e com o Ministério Público do Trabalho.

Já pensou estar envolvido(a) em tantas iniciativas importantes? Para quem é estudante da Unipampa é possível! Escolha a sua graduação e venha fazer parte de uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Quer saber mais sobre os outros campi e cursos? Navegue pelo site do Processo Seletivo e explore todos os menus. Acompanhe também as redes sociais da Unipampa.

*Todas as fotos foram feitas antes da pandemia de covid-19.

As imagens são de autoria de Milene Marchezan, Ronaldo Estevam e Sáryon Azevedo.