Conheça o Campus Uruguaiana da Unipampa, que oferece 295 vagas para ingresso na graduação

Na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é conhecido por concentrar os cursos da área da Saúde, pela integração com a comunidade local e por seus cursos de mestrado e doutorado que oferecem a continuidade na formação dos graduados. No Processo Seletivo 2021 em andamento, Uruguaiana oferece 295 vagas em oito cursos de graduação: Aquicultura, Ciências da Natureza, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária. Os ingressantes irão se somar aos 1.932 atualmente matriculados na graduação e terão uma vivência universitária e uma formação de alta qualidade.

Atualmente, o Campus Uruguaiana possui 68 laboratórios que abrigam atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem docentes, técnicos e estudantes. Estão em andamento 66 projetos de Ensino, 251 projetos de Pesquisa e 96 projetos de Extensão. O Campus também é sede do Hospital Universitário Veterinário (HUVet), conta com Restaurante Universitário, Ginásio de Esportes e uma biblioteca local com mais de 28 mil exemplares de livros.

Conforme destaca o coordenador acadêmico, João Felipe Rezer, a Unipampa desenvolve quatro Programas de Residência em Saúde, vinculados ao Campus Uruguaiana, com bolsas de trabalho mensais, no valor de R$ 3,3 mil reais, financiadas pelo Ministério da Educação (MEC), totalizando investimento anual superior a R$ 1,5 milhões. “O cenário de prática dos residentes são os serviços de saúde do Município de Uruguaiana. Especialmente, durante a pandemia, os residentes contribuem com o enfrentamento da COVID-19, em todos os níveis de atenção em saúde”, afirma o docente.

Os Programas de Residência em Saúde, enquanto pós-graduação, se enquadram na modalidade lato sensu, com carga horária de 5.760 horas, desenvolvidas em 24 meses de atividades teóricas e práticas. “A finalidade é cooperação intersetorial – Unipampa e serviços de saúde – para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua Rezer. Estão registrados os programas de Residência Integrada em Medicina Veterinária, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e Multiprofissional em Urgência e EmergênciaTambém compõe o Campus Uruguaiana quatro cursos de doutorado, cinco cursos de mestrado e mais uma especialização.

Campus Uruguaiana na pandemia

Durante a pandemia de Covid-19, a comunidade acadêmica do Campus Uruguaiana soma esforços para apoiar a cidade e a região. Até o momento, mais de 17 mil litros de álcool etílico 70 e 80 foram produzidos pela Farmácia Universitária (Campus Uruguaiana). Acadêmicos e docentes da Unipampa participam da ação de vacinação da população relativa ao novo coronavírus, COVID-19, participação que ocorre atendendo convite da Secretaria Municipal da Saúde de Uruguaiana.

A Unipampa destinou, ainda, para o Hospital Santa Casa de Uruguaiana e para a Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana cerca de R$ 200 mil em materiais de assistência à saúde, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI), materiais de higiene (papel toalha, álcool etílico, clorexidina, escova degermante e sabonete) e materiais hospitalares (oxímetros, termômetro digitais, compressas, seringas e eletrodos) adquiridos com recursos destinados aos cursos de Medicina sem hospitais universitários, para fins de melhorias nos cenários de atividade prática.

Saiba mais sobre o ingresso na Unipampa em 2021 explorando o site do Processo Seletivo e conheça o Campus Uruguaiana e os demais campi.

Fotos: Milene Marchezan

*Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia.