Campus Jaguarão oferece seis cursos presenciais e um EaD no Processo Seletivo 2021

O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), instalado na fronteira do Brasil com o Uruguai, é a sede dos cursos de Gestão de Turismo, História, Letras – Espanhol, Letras – Português, Pedagogia e Produção e Política Cultural, todos presenciais, além do curso EaD Letras – Português. No Processo Seletivo 2021, são ofertadas 270 vagas distribuídas nesses sete cursos, tanto pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quanto pela Chamada por Nota do Enem (CNE).

O estudante que optar pelo Campus Jaguarão terá acesso a um ensino de qualidade, junto a um corpo docente composto por mestres e doutores e corpo técnico altamente qualificado. Um ensino voltado para a realidade atual, para a formação ampla e universal dos graduandos, e com oportunidades de práticas e desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo de todo o curso.

Atualmente, a Unidade dá oportunidade ao acadêmico de participar de um dos 48 projetos de pesquisa, 23 projetos de extensão e 16 projetos de ensino em andamento. “Dentre eles, nosso centro de línguas que dá aulas à comunidade jaguarense de Inglês, Espanhol, Libras, dá uma ótima oportunidade para o acadêmico começar a ministrar suas primeiras aulas e até mesmo aprender um novo idioma”, destaca a coordenadora pedagógica, Simone Alves. “Para os alunos da pedagogia, o contato com as crianças é fundamental e a Brinquedoteca está aí para fazer o meio de campo e mostrar através de atividades lúdicas toda a magia do ensino infantil”, complementa.

O curso de Mestrado em Educação – Campus Jaguarão é uma oportunidade para dar continuidade a formação profissional dos professores. Em sua trajetória, já tem 109 egressos e 74 matriculados atualmente. Outras oportunidades oferecidas são os programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência PIBID, com 24 bolsas para os estudantes em cada programa.

Com infraestrutura ampla, biblioteca, salas de aula e espaços para o desenvolvimento dos projetos plenamente preparados para receber os estudantes, o Campus Jaguarão acolhe estudantes da cidade, da região e de diferentes partes do país, além de ter graduado muitos estudantes que hoje dão seguimento a sua vida profissional e acadêmica em mestrados e doutorados em diversas regiões.

Saiba mais sobre o ingresso na Unipampa em 2021 explorando o site do Processo Seletivo e conheça o Campus Jaguarão e os demais campi.

Fotos: Milene Marchezan, Ronaldo Estevam, Sáryon Azevedo e acervo do Campus Jaguarão

*Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia.