BIOFILMES ANTIMICROBIANOS PARA PROTEÇÃO DE ALIMENTOS

Invenção da qual tem o objetivo, no setor de embalagens e transporte, de preservar alimentos por vias biodegradáveis. Tendo por fim, uma alternativa aos comuns filmes plásticos. 

Os ‘Biofilmes Antimicrobianos para proteção de alimentos’ são uma saída sustentável aos tradicionais de plástico. Estes finos filmes são compostos por uma matriz biopolimérica e pelo extrato das folhas de oliveiras e, sendo assim, também são atóxicos além de biodegradáveis. 

Abaixo você confere o resumo destinado à patente por Gabriela Silveira Da Rosa, Caroline Costa Moraes, Rafael Carvalho Alves, Priscila Baruffi Ribeiro e Thamiris Renata Martiny:

Patente de invenção. Trata-se de um produto que é uma embalagem ativa biodegradável para revestimento de alimentos. Compostos antimicrobianos presentes em extratos de folhas de oliveiras são incorporados à formulação da embalagem, conferindo-lhe suas propriedades ativas. A embalagem é uma alternativa frente às embalagens sintéticas, possibilitando assim a redução dos problemas ambientais causados pelo descarte destas.

Imagem: Arquivo DIT. Protótipo final.