ARENA CIRCULAR PARA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE INVERTEBRADOS

Invenção da qual tem o objetivo, no setor da pesquisa, na área de Ciências Biológicas (Bioquímica), de possibilitar um ambiente controlado e específico para animais invertebrados. Tendo por fim, ser uma via alternativa na verificação do comportamento locomotor e exploratório, diminuindo o uso de mamíferos na experimentação animal.

A criação de uma arena feita de polietileno (material de baixo custo) para a observação de animais como a Drosophila melanogaster, possibilita uma avaliação pré-clínica de fármacos para doenças e transtornos como depressão, ansiedade, estresse, doença Alzheimer, e doença de Parkinson.

Abaixo você confere o resumo destinado à patente por Marina Prigol, Stífani Machado Araujo, Vandreza Cardoso Bortolotto e Mustafa Munir Mustafa Dahleh:

Esta invenção refere-se a uma arena circular em polietileno branco. Esta arena pode ser utilizada para realização de protocolos experimentais em modelos alternativos como os invertebrados, que são uma alternativa ao uso de modelos mamíferos, uma vez que estes demandam altos custos de manejo, e possuem grande apelo ético em torno de seu uso. Portanto, com esta invenção é possível o desenvolvimento de diferentes protocolos experimentais em invertebrados como a Drosophila melanogaster e consequentemente a avaliação das respostas comportamentais destes. Dentre vários protocolos experimentais que podem ser empregados com o uso desta arena circular, citamos, o teste de nado forçado e o teste de agressividade nestes insetos, com a realização destes há possibilidade de avaliarmos as respostas comportamentais sobre doenças neurológicas que podem ser induzidas nos invertebrados, como depressão, ansiedade, estresse, doença de Alzheimer, e doença de Parkinson, possibilitando a descoberta e avaliação pré-clínica de eficácia de fármacos/compostos naturais ou sintéticos para o tratamento destas patologias, que são um problema de saúde pública. O setor técnico referente a esta invenção é o setor laboratorial ou industrial, centros de pesquisas, universidades, que desenvolvam estudos nesta área.

Figura 1: Ilustra elementos básicos da presente invenção com as dimensões externas da arena de 5 mm até 100 mm de diâmetro, preferencialmente 45 mm de diâmetro, e entre 2 mm a 80 mm de altura, preferencialmente 12 mm.