SOLUÇÃO AQUOSA CONTENDO EXTRATO DE EUPHORBIA TIRUCALLI COMO INIBIDOR NATURAL DE CORROSÃO

Invenção da qual tem o objetivo, no setor maquinário técnico industrial e doméstico, na área de preservação de materiais, de possibilitar o impedimento da corrosão em peças metálicas, sobretudo de alumínio e magnésio (em meio neutro). Tendo por fim, garantindo a sobrevida desses.

A patente desenvolvida por Angélica Karine Henkes, Flávio André Pavan e Alexandre Ferreira Galio utiliza o extrato de Avélos (Euphorbia tirucalli), substituindo os inibidores sintéticos que vem sendo restringidos devido normas ambientais (tais como: cromatos, nitritos ou óxidos).

Abaixo você confere o resumo da patente:

Está presente invenção protege a inovação do uso de uma solução aquosa contendo a seiva de Euphorbia tirucalli para o uso como inibidor de corrosão em cenário de salinidade variada e diferentes meios. O objetivo desta invenção é reduzir a aplicação de inibidores de corrosão sintéticos, de maioria tóxicos. A vantagem dada pela presente invenção está na substituição dos inibidores sintéticos por um inibidor de origem natural, renovável, biodegradável e de funcionalidade equivalente aos utilizados na indústria. A solução aquosa contendo a seiva de Euphorbia tirucalli alcançou eficiências de até 95,47 ± 0,75 % determinada pela técnica de Polarização potenciostática e Espectroscopia de impedância eletroquímica.

O espectro da Figura 5A apresenta uma banda de absorção em 3313 cm-1, correspondente a grupos NH e OH. A absorção em 2956 cm-1 é correspondente ao grupo C-H, indicando a presença de material de natureza alifática. A banda em 1639 cm-1 é correspondente a grupos C=C, sugerindo a presença de anéis aromáticos. Bandas com número de onda entre 2260 – 2100 cm-1 caracterizam ligações C≡C, a banda em 2110 cm-1 indicando a presença deste grupo no extrato.

Na Figura 5B as bandas de números de onda de 1400 a 1200 cm-1 caracterizam ligações C-O e a banda de 1025 cm-1 provavelmente é característica de estiramento C-OR, essas bandas podem caracterizar álcoois, éteres, ácidos carboxílicos e ésteres álcoois e ésteres.