PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MACROESTRUTURAS POROSAS DE GRAFENO E PARTÍCULAS DE PRATA

Invenção da qual tem o objetivo, no setor de materiais, de sintetizar macroestruturas porosas baseadas em grafeno (esponjas, espumas, hidrogel, aerogel e grafeno tridimensional)decoradas com micro nanopartículas de prata. Peças que apresentam baixa densidade e alta estabilidade térmica, podendo ser utilizadas em diversas áreas. 

O processo consiste basicamente na formulação de uma solução de óxido de grafeno, seguida da adição dos agentes redutores e estabilizante e redução termoquímica em autoclave. O processo é simples, econômico e o mais ecologicamente responsável possível. Produzindo em de forma rápida, altas quantias de macroestruturas porosas de grafeno decoradas com micro e nanopartículas de prata.

Alguns dos setores para aplicação: tratamento de água, biomedicina, geração e conversão de energia, resistência estática, gerenciamento térmico, condução e dissipação de calor, sensores, blindagem eletromagnética, absorção de ondas, catálise e similares.

Foi desenvolvido por Carolina Ferreira De Matos Jauris, José Rafael Bordin e Paulo Castro Cardoso Da Rosa, e abaixo você confere o resumo oficial:

A presente invenção pertence ao setor de materiais. Especificamente, a invenção se refere a um processo síntese de macroestruturas porosas baseadas em grafeno (esponjas, espumas, hidrogel, aerogel e grafeno tridimensional) e decoradas com micro e/ou nanopartículas de prata. A metodologia de produção das macroestruturas envolve as seguintes etapas: (i) preparação de uma solução de óxido de grafeno, (ii) mistura com o agente redutor e com o agente precursor do metal, (iii) redução termoquímica e, (iv) a decoração, em única etapa, em autoclave. A metodologia de preparação é simples, com baixo custo e ambientalmente amigável, capaz de preparar de forma rápida e em grande quantidade as macroestruturas porosas, que apresentam baixa densidade, alta estabilidade térmica, e são decoradas com micro e/ou nanopartículas de prata de diferentes formas e tamanhos. Os materiais obtidos pelo processo além de possuírem amplas perspectivas nos aspectos de tratamento de água, biomedicina, geração e conversão de energia e energia dispositivos de acumulação, resistência estática, gerenciamento térmico, condução e dissipação de calor, sensores, blindagem eletromagnética, absorção de ondas, catálise e similares.