UNIPAMPA participa do XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD Nacional 2011

A professora Elena Maria Billig Mello, responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação (COORDEG/PROGRAD), esteve representando a Pró-Reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé, no XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD Nacional 2011, realizado em Palmas/TO, no período de 29 de maio a 01 de junho. Neste Evento, participaram mais de 250 Pró-Reitores de Graduação (ou representantes) das Instituições de Educação Superior. Vários assuntos foram abordados, em especial, referentes à formação de professores, ao Plano Nacional de Educação 2011-2020, à qualidade e à expansão da Educação Superior, à articulação entre ensino, pesquisa e extensão na graduação, aos programas de melhoria do ensino de graduação, com destaque ao PIBID como um dos principais programas de integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, aos estágios obrigatórios e não-obrigatórios, ao ENEM e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, vários momentos de relatos de ações e experiências para qualificação da graduação ocorreram. Contou também com a presença do Secretário da Educação Superior (SESu/MEC), Luiz Cláudio Costa; com o Coordenador Geral de Relações Estudantis, Lucas Ramalho Maciel; com a Diretora de Currículos e Educação Integral, Jaqueline Moll; com o Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Paulo Roberto Wollinger; e com a Diretora de Políticas e Programas de Graduação do MEC/SESu, Paula Branco de Mello. Ao final do Encontro foi finalizada a Carta de Palmas/TO, a partir da discussão das Cartas das Regionais: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A Carta de Palmas/TO contempla questões de extrema relevância para a qualificação do “Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da Graduação para os próximos 10 anos”, como contribuição para o novo Plano Nacional de Educação – PNE 2011-2020.