Elementos do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Graduação da UNIPAMPA

A UNIPAMPA, no ano de 2008, deu início à elaboração de seu Projeto Institucional, tendo como um de seus objetivos balizadores a inserção regional na mesorregião da metade sul do Rio Grande do Sul. Em agosto de 2009, foi apresentada a versão final, denominada de Projeto Institucional da Universidade Federal do Pampa (PI), que contempla o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PI é resultado da construção coletiva da comunidade acadêmica, representada pelos dez campi que compõem a Universidade e pela Reitoria.

Assim, a partir das especificidades desse documento, fez-se necessário a reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos de Curso (PPC), a fim de que estejam alinhados às intenções do Projeto Institucional da UNIPAMPA, possibilitando, desta forma, que os cursos atendam às necessidades educacionais e demandas sociais da região.

Com o propósito de assessorar nessa tarefa o documento Elementos do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Graduação da UNIPAMPA, fruto de uma construção coletiva, busca ser um material orientador, a fim de, consolidar as diretrizes para a elaboração dos PPC dos Cursos de Graduação da UNIPAMPA. Logo, não tem a pretensão de engessar o processo de pensar os cursos, tolhendo a liberdade de reflexão de seus atores. Ao contrário, o documento vem, primeiramente, fornecer definições de Projeto Político-Pedagógico de Curso e, a seguir, apontar rumos para a sua complexa elaboração.

DOWNLOAD DO DOCUMENTO