A formação continuada para os docentes da UNIPAMPA, por meio do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, deve ter continuidade com a realização de mais uma ação do Programa, a qual deve acontecer no Campus Itaqui, entre os dias 30 de junho a 01 de julho de 2015. Na programação do evento, estão previstos quatro seminários que abordarão os temas “Práticas pedagógicas e a formação do acadêmico” e “(Re)avaliação metodológica de ensino e a formação do acadêmico” , tendo como foco o ensino de Matemática. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas com os integrantes da equipe/subequipe Prodocência nos campi.
Prodocência promove encontro intercampi em Caçapava do Sul
O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) edição 2014-2016 realizará em 20 de maio encontro intercampi no Campus Caçapava do Sul com a temática: “Política organizacional e de inovação da(s) licenciatura(s) em articulação com os projetos institucionais de formação docente (PIBID e LIFE) e demais projetos (locais) de ensino, pesquisa e extensão”. A atividade é voltada aos professores dos cursos de Licenciatura da Unipampa.
A programação deve abordar a articulação entre as licenciaturas e os projetos institucionais de formação inicial e continuada de professores (PIBID e LIFE), de pesquisa, extensão e ensino nos campi; o desenvolvimento da Prática como Componente Curricular nos cursos de licenciatura, e a análise da minuta da nova Resolução com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores.
Conforme a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o dia de debates é uma das 28 ações do Prodocência previstas para percorrerem os oito campi com cursos de licenciatura da Universidade. O principal objetivo é apoiar projetos que visem contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da Educação Básica, segundo edital da CAPES.
A confirmação das participações é aguardada até o dia 13 de maio, e mais informações podem ser obtidas com a organizadora local do evento, professora Ângela Maria Hartmann, representante da equipe Prodocência no Campus, pelo email angelahartmann@unipampa.edu.br.
Fonte: Informativo Unipampa nº 34 de 08/05/2015MEC autoriza Curso de Direito no campus Santana do Livramento
Foi publicada, no Diário Oficial da União nº 84 de 06 de maio de 2015, a Portaria nº 332 de 05 de maio de 2015, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que autoriza o funcionamento do Curso de Direito no campus Santana do Livramento, com a oferta de 50 (cinquenta) vagas anuais.
Maiores informações no Portal da Unipampa.
Relatório de Avaliação do Curso de Matemática é divulgado
O curso de Matemática, do campus de Itaqui, teve visita in loco da Comissão de Avaliadores do INEP, no dia 12/04/2015, referente ao processo 201415160, do ato regulatório de Reconhecimento de Curso, em consonância com as diretrizes e procedimentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, Lei 10.861/2004. Foram avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Após a avaliação, o curso obteve conceito final 4.
O relatório de avaliação está disponível aqui.
Portaria de Reconhecimento de Ciências Biológicas – Bacharelado é publicada
A Portaria de Reconhecimento do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, do Campus São Gabriel, foi publicada no Diário Oficial da União nº 72, de 16 de abril de 2015, segundo informações da Divisão de Dados Institucionais (PROPLAN).
Esta e outras Portarias de reconhecimento podem ser acessadas aqui.
Relatório de avaliação do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é divulgado
O curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, do campus de Itaqui, teve visita in loco da Comissão de Avaliadores do INEP, no dia 30/03/2015, referente ao processo 201305919, do ato regulatório de Reconhecimento de Curso, em consonância com as diretrizes e procedimentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, Lei 10.861/2004. Foram avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Após a avaliação, o curso obteve conceito final 4.
O relatório de avaliação está disponível aqui.
30 de abril é a data limite para envio de PPCs à COORDEG
Conforme o Calendário Acadêmico da UNIPAMPA, 30 de abril de 2015 é a data limite para o envio de Projetos Político-Pedagógicos à Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação, com propostas de alterações referentes à nomenclatura, número de vagas, turno e tempo de integralização do curso de graduação a serem implementadas em 2016.
Também nesse prazo precisam ser encaminhados os projetos dos cursos com processo de reconhecimento previsto para 2015/2, conforme as orientações do Memorando 53/2014.
Além desses, os cursos cujos PPCs não analisados pela COORDEG foram orientados pelo memorando 07/2015 a encaminhar seus projetos, como forma de qualificar os documentos, adequando-os à legislação vigente e ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIPAMPA.
É importante observar que, antes de 30 de abril de 2015, os PPCs precisam ser analisados e aprovados pela Comissão Local de Ensino do Campus.
Os documentos que comporão o processo a ser encaminhados a essa Coordenadoria, por memorando, são: o Projeto Político-Pedagógico (em formato Word e PDF), o Formulário de Análise (com o Parecer 1) e a Ata de Aprovação pela Comissão Local de Ensino do Campus.
À medida que os Projetos Político-Pedagógicos são recebidos pela COORDEG, entram na ordem de trabalhos de análise.
Dando continuidade ao trâmite do processo, a COORDEG analisa e emite o Parecer 2, e se o PPC estiver adequado à legislação e normativas institucionais, será encaminhado às instâncias superiores da Instituição.
No link “Arquivos Úteis à Elaboração de PPCs”, os NDEs e Comissões de Curso podem acessar documentos importantes para a elaboração dos projetos.
Análise de propostas de alterações de PPC
Os Memorandos abaixo, expedidos pela COORDEG/PROGRAD normatizam os fluxos de análises de propostas de alteração de PPC em 2013 . As alterações propostas, se aprovadas no Conselho Universitário (CONSUNI) da UNIPAMPA, passarão a vigorar em 2014/1.
Comissão de Apoio Técnico-pedagógico – CAT
A Comissão de Apoio Técnico-pedagógico (CAT) é composta por 19 servidores, dentre eles Técnicos em Assuntos Educacionais e Professores que assessoram a elaboração e reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de graduação da UNIPAMPA, com base em ordenamentos legais e institucionais. Se desejas assessoramento e/ou visita de membros da CAT no seu Curso, contate-nos pelo e-mail coordeg@gmail.com.
Elementos do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Graduação da UNIPAMPA
A UNIPAMPA, no ano de 2008, deu início à elaboração de seu Projeto Institucional, tendo como um de seus objetivos balizadores a inserção regional na mesorregião da metade sul do Rio Grande do Sul. Em agosto de 2009, foi apresentada a versão final, denominada de Projeto Institucional da Universidade Federal do Pampa (PI), que contempla o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PI é resultado da construção coletiva da comunidade acadêmica, representada pelos dez campi que compõem a Universidade e pela Reitoria.
Assim, a partir das especificidades desse documento, fez-se necessário a reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos de Curso (PPC), a fim de que estejam alinhados às intenções do Projeto Institucional da UNIPAMPA, possibilitando, desta forma, que os cursos atendam às necessidades educacionais e demandas sociais da região.
Com o propósito de assessorar nessa tarefa o documento Elementos do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Graduação da UNIPAMPA, fruto de uma construção coletiva, busca ser um material orientador, a fim de, consolidar as diretrizes para a elaboração dos PPC dos Cursos de Graduação da UNIPAMPA. Logo, não tem a pretensão de engessar o processo de pensar os cursos, tolhendo a liberdade de reflexão de seus atores. Ao contrário, o documento vem, primeiramente, fornecer definições de Projeto Político-Pedagógico de Curso e, a seguir, apontar rumos para a sua complexa elaboração.