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Diretrizes Orientadoras para Elaboração dos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas da UNIPAMPA

O documento intitulado Diretrizes Orientadoras para Elaboração dos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas da Universidade Federal do Pampa caracteriza-se como um documento orientador da concepção dos cursos de licenciatura (existentes e novos), das práticas pedagógicas e da definição das bases curriculares destes cursos. Foi construído, de forma coletiva, a partir dos encontros ocorridos no Fórum das Licenciaturas, no período de 2007 a 2011, frente à necessidade de consolidação de diretrizes que orientassem a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA.

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Seminário “Projeto Político-Pedagógico de Curso: tecendo reflexões e construções metodológicas coletivas”

Ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro, no campus de Santana do Livramento, o Seminário “Projeto Político-Pedagógico de Curso: tecendo reflexões e construções metodológicas coletivas”. O Evento, organizado pelo Grupo de Assessoramento aos Projetos Pedagógicos de Curso (GT PPC), teve como objetivo promover o estudo e fomentar o debate sobre o processo de (re)elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação à luz dos elementos estruturantes do Projeto Institucional.

O primeiro dia de atividades contou com a palestra da Profª. Drª. Adriana Moreira Maciel (UFSM), que abordou temas referentes à importância do projeto político-pedagógico para os cursos de graduação (PPC).  A palestra foi transmitida por Webconferência, possibilitando o acompanhamento por quem não pode deslocar-se a Santana do Livramento. Em continuidade, as discussões referiram-se aos princípios norteadores na relação entre o Projeto Institucional e o Projeto Pedagógico de Curso, aos elementos constitutivos de um PPC e à relação teórico-prática na (re)elaboração do Projeto.

O Seminário teve a participação dos coordenadores de curso, coordenadores acadêmicos, representantes dos NuDE e NDE, em um total de 90 participantes.

UNIPAMPA participa do XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD Nacional 2011

A professora Elena Maria Billig Mello, responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação (COORDEG/PROGRAD), esteve representando a Pró-Reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé, no XXIV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD Nacional 2011, realizado em Palmas/TO, no período de 29 de maio a 01 de junho. Neste Evento, participaram mais de 250 Pró-Reitores de Graduação (ou representantes) das Instituições de Educação Superior. Vários assuntos foram abordados, em especial, referentes à formação de professores, ao Plano Nacional de Educação 2011-2020, à qualidade e à expansão da Educação Superior, à articulação entre ensino, pesquisa e extensão na graduação, aos programas de melhoria do ensino de graduação, com destaque ao PIBID como um dos principais programas de integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, aos estágios obrigatórios e não-obrigatórios, ao ENEM e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, vários momentos de relatos de ações e experiências para qualificação da graduação ocorreram. Contou também com a presença do Secretário da Educação Superior (SESu/MEC), Luiz Cláudio Costa; com o Coordenador Geral de Relações Estudantis, Lucas Ramalho Maciel; com a Diretora de Currículos e Educação Integral, Jaqueline Moll; com o Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Paulo Roberto Wollinger; e com a Diretora de Políticas e Programas de Graduação do MEC/SESu, Paula Branco de Mello. Ao final do Encontro foi finalizada a Carta de Palmas/TO, a partir da discussão das Cartas das Regionais: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A Carta de Palmas/TO contempla questões de extrema relevância para a qualificação do “Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da Graduação para os próximos 10 anos”, como contribuição para o novo Plano Nacional de Educação – PNE 2011-2020.

VII Congresso Internacional de Educação. Profissão Docente: há futuro para esse ofício?

O VII Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, focaliza a profissão docente. Reunirá professores/as, pesquisadores/as e estudantes ao redor de conferências e mesas-redondas organizadas a partir do seu eixo central. Renomados pesquisadores em Educação do Brasil e exterior comporão um total de seis mesas-redondas que, entre outros temas correlatos ao eixo central, discutirão a formação de docentes em programas de pós-graduação; a formação de docentes na modalidade a distância; a formação de docentes na relação com os novos mapas culturais da contemporaneidade; a formação de docentes para a educação básica; políticas de formação de docentes e formação de docentes para Educação de Jovens e Adultos.  Não menos importantes são as trocas entre estudantes, professores e pesquisadores, nas sessões de comunicação. Nesta edição, os participantes poderão socializar suas investigações, sob a forma de sessões de comunicações, nos doze diferentes eixos temáticos projetados para acolher a ampla e heterogênea produção da área da Educação.

Inscrições com desconto: até dia 17/6 – Incrições: até dia 19/8    – Submissão dos Resumos: até 17/06/2011 – Resultados da avaliação dos resumos: até 05/07/2011 – Envio dos trabalhos completos: até 20/07/2011

Mais informações na página do evento: http://www.unisinos.br/eventos/congresso-de-educacao/

FORGRAD Tocantins 2011

Será realizado no período de 29 de maio a 01 de junho, na cidade de Palmas, Estado do Tocantins, o XXIV FORGRADFórum Nacional de Pró-reitores das Universidades Brasileiras. O evento terá como tema geral “Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos”.

O evento é constituído por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou gestores de cargos equivalentes, das Instituições de Ensino Superior, tendo por objetivos formular políticas que permitam o fortalecimento das ações comuns, no nível nacional e regional, e possibilitar a integração dos Pró-Reitores, com vistas ao fortalecimento e socialização das ações relativas ao Ensino Superior no contexto nacional. A UNIPAMPA será representada pela coordenadora de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da PROGRAD, professora Elena Maria Billig Mello.