PBIP

Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa

O Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa visa a atração de pesquisadores que intencionam iniciar ou retornar às atividades de orientação, por meio da concessão de uma bolsa de Iniciação Científica pelo período de 5 ou 6 meses. Os proponentes não poderão ter sido contemplados  em nenhuma outra modalidade de bolsa de IC com vigência no ano corrente e o solicitante poderá ser contemplado neste programa em até duas edições.

A mensalidade da bolsa é de R$ 200,00.

A UNIPAMPA distribui as cotas dentro das 8 grandes áreas do CNPq: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Letras, Linguística e Artes. A distribuição se dá por demanda qualificada, baseando-se no número de solicitações e na pontuação dos solicitantes. Esta pontuação é obtida a partir da pontuação do currículo Lattes, nota do projeto de pesquisa e nota do plano de atividades do bolsista.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PBIP. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado através do SIPPEE (Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão).

O solicitante deve possuir titulação mínima de mestre, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, possuindo projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital. Além disso, não poderá ter sido contemplado com bolsas PBDA, FAPERGS ou CNPq no ano da vigência da bolsa PBIP.