PIBIC-EM

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (CNPq/UNIPAMPA) 

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, com objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional.

Regulamentado também pela RN 017/2006-CNPq, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio – PIBIC/EM é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq que adota o sistema de cotas institucionais destinadas a fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

O PIBIC-EM possui foco na criação de uma cultura científica, já que os estudantes participarão de atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado.

A UNIPAMPA distribui as cotas de acordo com a demanda e entre as escolas parceiras no programa. As escolas atualmente cadastradas ao programa institucional são:

  1. E.M.E.B. Murilo Nunes De Oliveira (Alegrete)
  2. Escola Estadual De Ensino Médio Dr. Carlos Antonio Kluwe (Bagé)
  3. Escola Técnica Estadual Doutor Rubens Da Rosa Guedes (Caçapava Do Sul)
  4. E.E.E.M Professora Gladi Machado Garcia (Caçapava Do Sul)
  5. E.E.E.M Jeronimo Mercio Da Silveira (Candiota)
  6. Colégio Estadual São Patrício (Itaqui)
  7. Colégio Tiradentes São Gabriel (São Gabriel)
  8. Instituto Estadual De Educação Menna Barreto (São Gabriel)
  9. E.E.E.M Dr. Fernando Abbott (São Gabriel)
  10. E.E.E.M Dr. José Sampaio Marques Luz (São Gabriel)
  11. E.E.E.M XV De Novembro (São Gabriel)
  12. E.E.E.M João Pedro Nunes (São Gabriel)
  13. Escola Técnica Municipal São Gabriel (São Gabriel)
  14. Instituto Estadual Romaguera Correa (Uruguaiana)
  15. Instituto Estadual De Educação Elisa Valls (Uruguaiana)
  16. E.E.E.M Marechal  Cândido Rondon (Uruguaiana)

A UNIPAMPA distribui as cotas dentro das 8 grandes áreas do CNPq: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Letras, Linguística e Artes. A distribuição se dá por demanda qualificada, baseando-se no número de solicitações e na pontuação mínima dos solicitantes. Esta pontuação é obtida a partir da pontuação do currículo Lattes, nota do projeto de pesquisa e nota do plano de atividades do bolsista.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado através do SIPPEE (Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão).

O solicitante deve possuir titulação de mestre ou doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento dentro do período definido em edital.