No dia 08 de dezembro de 2022, os pibidianos de Letras Português e Letras Espanhol realizaram a primeira visita à Escola Municipal Marcílio Dias. A atividade foi conduzida pela supervisora responsável Thuanne Jahnke. Esta, teve como objetivo geral proporcionar aos bolsistas a oportunidade de conhecer e compreender os diferentes espaços que compõem a instituição escolar para que, a partir disso, pudessem refletir, planejar e desenvolver futuras ações pedagógicas. Para tanto, foi preparado previamente e em grupo, um instrumento de observação para auxiliar os bolsistas no registro das informações obtidas.
Abertura do Subprojeto Pedagogia/Alfabetização em Jaguarão 2022
No dia 9 de novembro de 2022, às 18h, o grupo de bolsistas do Subprojeto Alfabetização deu início às suas atividades, na sala 309 do Campus Jaguarão. O objetivo desse encontro foi proporcionar um momento de apresentação de todos e integração do grupo. No primeiro momento, realizamos a dinâmica Teia de Aranha, para materializarmos a união do grupo. Todos puderam expor o seu nome aos colegas e as expectativas com relação ao PIBID. Posteriormente, foi apresentada uma agenda de tarefas até janeiro de 2023. Também foram esclarecidas informações sobre o pagamento das bolsas O encontro permitiu que o grupo se conhecesse melhor e se aproximassem das supervisoras que irão orientá-los nas escolas. Ademais foi feita uma apresentação do Subprojeto Alfabetização, seus objetivos e metas. Acompanhado de um café ou chá com biscoitos, o encontro foi muito produtivo e esclarecedor.
Oficina de Encadernação
Uma Oficina de Encadernação foi proposta para ensinar as/os pibidianas/os a confeccionarem seus próprios diários de campo. A oficina foi realizada no dia 29 de novembro e foi mediada pela Prof. Drª Maria do Socorro Marques, representante do curso de Letras Espanhol do campus de Jaguarão. A atividade ocorreu com todo o grupo que compõe o PIBID Interdisciplinar, contando com a presença dos discentes de história, de letras português, de letras espanhol e dos coordenadores Prof. Dr. Jonata Caratti, responsável coordenador da área do curso de História e da Prof° Drª Ida Marins, coordenadora dos cursos de letras.
Evento de Acolhida – PIBID Unipampa 2022-2024
PIBID Espanhol realiza leitura do capítulo intitulado “Panorama sobre a trajetória do ensino de espanhol na cidade de Bagé/RS; retirado do livro Pibid/espanhol: diálogos e aprendizagens
Visita na Escola
No dia 29 de novembro de 2022, o Pibid Itaqui, juntamente com os professores orientadores de estágio, realizaram uma vistia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas a convite da direção para conhecer as turmas e os estudantes que participarão do Pibid. Após foi realizado uma confraternização junto aos professores da escola e direção.
1° Encontro PIBID Espanhol
Abertura do Pibid Interdisciplinar História, Letras Português e Letras Espanhol
No dia 16 de novembro de 2022, o subprojeto deu início às atividades do Pibid. Nesse encontro realizamos uma roda de apresentações de toda a equipe: coordenadores de áreas, supervisores das escolas, professoras colaboradoras e discentes pibidianas/os. Além disso, apresentamos a proposta do subprojeto e o cronograma inicial das primeiras ações.
Abaixo, o registro fotográfico de toda a equipe.
Nosso primeiro encontro do PIBID
No dia 08 de novembro de 2022, o subprojeto deu início as atividades do Pibid.
Nesse dia foram feitas as apresentações entre professores e alunos, experiências foram relatadas. Ademais, abrangemos as propostas do subprojeto e o cronograma iniciante dos primeiros desempenhos.
A seguir, imagem de toda a equipe:
Primeiro encontro Pibid Multidisciplinar- Matemática Itaqui
O encontro ocorreu na Universidade Federal do Pampa no dia 03/11/2022 pela parte da tarde. Neste momento, os pibidianos se apresentaram, assim como os orientadores, supervisores e a diretora da escola. Foram dados as boas vindas, foi realizado um convite para os Pibidiano irem a escola participar de um Coquetel de boas vindas.
Neste encontros foi apresentado a proposta do Pibid para os estudantes e as divisões de tarefas e estudos a serem realizados.