PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 34

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças – Aceguá

A inserção dos bolsistas nas escolas, que se deu no mês de março, proporcionou-lhes momentos de observação e conhecimento da escola. O contato com a escola e com os alunos resultou em projetos e oficinas que serviram de experiência tanto para bolsistas, quanto para supervisores e alunos.
A Escola Nossa Senhora das Graças do município de Aceguá com a atuação das bolsistas participou em dois grandes projetos. O primeiro é o “Projeto Soledad”, já existente na Escola. O projeto em questão objetiva fazer com que os alunos desenvolvam suas habilidades artísticas, como dança e teatro, assim como também, fazer com que os alunos interajam entre si, aprendendo a trabalhar em equipe. Cada grupo de alunos escolheu uma música da cantora argentina Soledad Pastorutti, desenvolvendo na sequência formas criativas de apresentar aos demais colegas, seja através da dança ou através da dramatização da canção.

Proyecto Soledad

 
Outro projeto presente na escola, foi desenvolvido pelas próprias bolsistas e se chama “Soy loco por ti, América” que tem como objetivo trabalhar a língua através da cultura de países falantes de espanhol da América Latina. Houve oficinas referentes à Argentina e Colômbia.
abril - música
“Hoy somos más” (Violetta)

En busca del tesoro argentino

El tango argentino
El tango argentino

Memorial a Gabriel García Márquez - Colombia
Memorial a Gabriel García Márquez – Colombia

Mês da Consciência Negra

Na primeira semana de novembro os pibidianos do subprojeto de Educação Física organizaram oficinas sobre o mês da consciência negra nas cinco escolas onde o PIBID está inserido: CAIC, Salgado Filho, Paulo Freire, Castelo Branco e João Fagundes.
As ações iniciaram no dia 03, oportunizando aos alunos das escolas algumas vivências das diversas manifestações da cultura Afro, através das oficinas de: jogos e brincadeiras, capoeira, dança, documentários, construção de máscaras africanas, culinária e palestra para os professores sobre “Educação para as relações étnicas e raciais”.  O encerramento destas ações será no dia 30, com a corrida “Zumbi dos Palmares”, que contará com a participação dos alunos das escolas e da comunidade uruguaianense.
SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES

Cronograma "Novembro Negro" – PIBID Educação Física

Inicia nesta Segunda-Feira(03/11) às atividades previstas para o “Novembro Negro”. Foram organizadas as atividades que farão parte do NOVEMBRO NEGRO nas 05 escolas em que estamos inseridos com o programa em comemoração a imortalidade de “Zumbi dos Palmares”, herói negro reconhecido nacionalmente, por isso este mês é considerado o mês da consciência negra. Esta atividade visa à formação dos acadêmicos no trato com a educação das relações étnicas e raciais prevista na Lei Federal 10.639/03. As atividades previstas irão acontecer durante as três primeiras semanas do mês, teremos palestras para os professores e oficinas temáticas para os estudantes.10733454_791659477539860_1175112881_n

Reunião de Supervisores em São Gabriel

No último dia 30 de outubro, aconteceu a primeira reunião entre supervisores de São Gabriel e Caçapava do Sul depois do Seminário Regional IntraPibid realizado no dia 03 de outubro. O encontro aconteceu no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes, em São Gabriel,  reunindo treze supervisores, os coordenadores do subprojeto Biologia (Profs. Márcia e Ronaldo) e a coordenadora de gestão (Profa. Ângela).
Os supervisores discutiram os objetivos do PIBID, os compromissos de supervisores e bolsistas de iniciação à docência com os subprojetos e sugeriram alguns pontos para o regimento do PIBID-Unipampa. Entre eles, 1) participação do professor supervisor na seleção dos bolsistas; 2) reuniões periódicas com as direções de escolas; 3) suspensão de bolsistas que não cumprem compromissos com o Pibid; 4) atitude ética dos bolsistas em relação ao que acontece nas escolas; 5) avaliações dos alunos da Educação Básica das atividades rIMG_0386ealizadas pelos bolsistas.

PIBID Educação Física organiza o “NOVEMBRO NEGRO” nas escolas de Uruguaiana.

O mês de Outubro foi de intensa produção para os PIBIDIANOS da área de Educação Física. Foram organizadas as atividades que farão parte do NOVEMBRO NEGRO nas 05 escolas em que estamos inseridos com o programa em comemoração a imortalidade de “Zumbi dos Palmares”, herói negro reconhecido nacionalmente, por isso este mês é considerado o mês da consciência negra. Esta atividade visa à formação dos acadêmicos no trato com a educação das relações étnicas e raciais prevista na Lei Federal 10.639/03. As atividades previstas irão acontecer durante as três primeiras semanas do mês, teremos palestras para os professores e oficinas temáticas para os estudantes, entre elas: Capoeira, Jogos e Brincadeiras Africanas, Dança Afro, Confecção de Mascaras Africana, Literatura Infantil, Documentários, sessões de vídeos, interlocuções sobre as Ações Afirmativas entre outras.
2
34
5

PIBID Ciências da Natureza Campus Uruguaiana no SINTEC 2014

O subprojeto PIBID Ciências da Natureza Campus Uruguaiana participou do III SINTEC realizado no período de 22 a 24 de outubro de 2014 na FURG, Rio Grande-RS. Foram apresentados um total de 12 trabalhos relacionados abaixo, com destaques para os trabalhos das bolsistas ID Carla Damacena e Sara Hijazin que foram premiados pelo evento. Detalhes e Anais do Evento podem ser obtidos no site: http://www.sintec.furg.br/ .
POST_5_FOTO_1
 
POST_5_FOTO_2

Visita de Estudos a "ExpoIjuí – Fenadi 2014" sub-projeto História, Campus São Borja

No dia 14 de outubro, os bolsistas do PIBID, Andreia Miranda; Ritiele Ferreira, Lilian Pires, Lia Machado dos Santos, Lucas Giovan Gomes Acosta, o supervisor do PIBID do Instituto Estadual padre Francisco Garcia profº Luciano Gattiboni Vasques e o servidor da UNIPAMPA, Hamilton Lima Souza, estiveram na ExpoIjuí Fenadi 2014. Essa visita fez parte da atividade do sub-projeto História, campus São Borja: “ A origem nos define: construindo a nossa identidade”, onde os alunos da turma 71, do Instituto Padre Francisco Garcia, tiveram a oportunidade de identificarem as diferentes etnias e culturas, mas também refletirem sobre a sua própria origem e identidade a partir do (s) outro (s). Antes dessa realização dessa viagem de pesquisa outras atividades foram realizadas na escola por parte desses PIBIDIANOS, com a finalidade também de conhecer e reconhecer-se a e na (s) identidade, da comunidade escolar, (s) proposta essa do sub-projeto História.

Foto 01: "Casa da Etnia Afro" Créditos Profº Supervisor Luciano Gattiboni e servidor Hamilton Lima Souza.
Foto 01: “Casa da Etnia Afro” Créditos Profº Supervisor Luciano Gattiboni e servidor Hamilton Lima Souza.

Foto 02: "centro Cultural Português" Créditos Profº Supervisor Luciano Gattiboni e servidor Hamilton Lima Souza.
Foto 02: “centro Cultural Português” Créditos Profº Supervisor Luciano Gattiboni e servidor Hamilton Lima Souza.

 
Foto 03: "Casa da Etnia Alemã" Alunos do 7º ano do Instituto padre Francisco Garcia, Bolsistas PIBID, profº Supervisor Luciano Gattiboni e servidor Hamilton Lima Souza
Foto 03: “Casa da Etnia Alemã” Alunos do 7º ano do Instituto padre Francisco Garcia, Bolsistas PIBID, profº Supervisor Luciano Gattiboni e servidor Hamilton Lima Souza

Foto 04: "ExpoIjuí, entrada"
Foto 04: “ExpoIjuí, entrada”

Foto 05: Casa da Espanhola". Alunos do 7º ano do Instituto padre Francisco Garcia, Bolsistas PIBID, profº Supervisor Luciano Gattiboni
Foto 05: Casa da Espanhola”. Alunos do 7º ano do Instituto padre Francisco Garcia, Bolsistas PIBID, profº Supervisor Luciano Gattiboni

Foto 06; Casa da etnia Polonesa. Alunos do 7º ano do Instituto padre Francisco Garcia, Bolsistas PIBID, profº Supervisor Luciano Gattiboni.
Foto 06; Casa da etnia Polonesa. Alunos do 7º ano do Instituto padre Francisco Garcia, Bolsistas PIBID, profº Supervisor Luciano Gattiboni.

Foto 07; "Etnia leto (alemã). ExpoIjuí - Fenadi 2014
Foto 07; “Etnia leto (alemã). ExpoIjuí – Fenadi 2014

 
 
 
 

PIBID Educação Física presente no 2º torneio Internacional de Integração Esportiva

O Torneio Internacional de Integração Esportiva é um evento escolar de grande projeção na cidade de Uruguaiana, foi realizado do dia 22 à 26 de outubro, no Ginásio Municipal. A competição contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana e da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), neste sentido o objetivo foi integrar estudantes de escolas públicas, privadas e estudantes de escolas dos países vizinhos.
A organização foi realizada pela professora supervisora do colégio João Fagundes Carmem Regina Bastiani e os bolsistas do PIBID participaram da organização do evento, da arbitragem e na pesquisa de opinião sobre o evento, com o propósito de analisar e verificar a contribuição de oportunidades com esta para a Educação Física escolar.
Os tempos e os espaços no esporte educacional constituem um universo de possibilidades de interação e motivação, desde o aprender e ensinar ao problematizar e refletir sobre os diversos saberes. Neste sentido de intercâmbio de culturas, a troca de experiências, a vivência em torneios esportivos e a realidade de torneios escolares, são consideradas oportunidades de aprendizagem enriquecedora para os todos os envolvidos.POST_6_MAUREN_1POST_6_MAUREN_2POST_6_MAUREN_3POST_6_MAUREN_4POST_6_MAUREN_5

Caçapava do Sul – Seminário IntraPIBID

O Seminário IntraPibid dos subprojetos Biologia, de São Gabriel, e Física, Química e Matemática, de Caçapava do Sul, realizado no dia 03 de outubro de 2014, contou com a participação da Profa. Maria do Carmo Galiazzi, coordenadora do PIBID, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Em fala que encantou os presentes, a professora refletiu sobre a contribuição do PIBID para a formação docente.
Palestra_MCarmo(3)Bolsistas_Grupo (3)Coordenadores(1)
 
 
 
Supervisores(2)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Participaram do Seminário IntraPIBID quinze supervisores e setenta bolsitas de iniciação à docência, além dos coordenadores de área e professores colaboradores dos quatro subprojetos. Durante a tarde, os participantes reuniram-se em grupos para discutir questões relativas ao trabalho no PIBID e apresentaram suas reflexões na forma de textos que foram lidos para a plateia antes do encerramento do encontro. Nos links abaixo podem ser lidas as reflexões de bolsistas e supervisores:
1) Supervisores: Desafios e estratégias para participação no planejamento das atividades e relacionamento com bolsistas ID.
2) Bolsistas ID: Desafios e estratégias para sistematização e registro das atividades realizadas no PIBID.
3) Bolsistas ID: Desafios e estratégias no contato e relacionamento com supervisores.
4) Bolsistas ID: Contribuições do PIBID para o desenvolvimento da prática docente.
5) Bolsistas ID: Contribuição do PIBID para a formação profissional docente.
6) Bolsistas ID: Contribuições do PIBID para o aprendizado de estratégias e metodologias.