A partir do estudo de campo realizado pelo grupo, notou-se o interesse por parte dos alunos de inserir a prática da dança na escola, por ser uma vivencia pouco proporcionada, sendo um dos elementos da cultura corporal do movimento de grande importância para o desenvolvimento corporal.
Um dos fatores que levou a criação do clube de dança foi à evasão dos alunos na escola, com o intuito de motivá-los a frequentarem novamente as aulas de Educação física. Além da dança também esta sendo trabalhada a ginastica aeróbica e a localizada como aquecimento e com o propósito de conhecerem um pouco do seu próprio corpo, as limitações e amplitudes adquiridas por tais exercícios. O clube de dança tem como objetivo o conhecimento dos ritmos, movimentos, expressão corporal, capacidades coordenativas é um instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.
Oficina de Produção Textual no Subprojeto Biologia de São Gabriel
Os bolsistas de iniciação à docência do Subprojeto Biologia, do PIBID em São Gabriel, participaram de oficina de escrita intitulada “Produção Textual”. Os objetivos da oficina foram aprofundar o conhecimento e desenvolver a escrita em Língua Portuguesa. Para o aprimoramento da formação dos bolsistas, eles são incentivados a produzirem vários tipos de textos, como na construção de projetos didáticos, no planejamento e registro de intervenções nas escolas, na criação de diários reflexivos, na produção de artigos e resumos.
As datas utilizadas para sua realização estavam dentro do período de recesso universitário, entre os dois semestres letivos do ano de 2014 – os dias 15, 16 e 17 de setembro.
Para ministrar a oficina, o subprojeto teve o privilégio de contar com a TAE Daiane Macedo de Oliveira, que tem formação em Letras e Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas. Atualmente, é graduanda em Pedagogia EAD – UFSM, e aluna especial de mestrado em Letras na UFSM. Na UNIPAMPA, Daiane é Assistente em Administração, no Núcleo de Desenvolvimento Educacional, e também é Professora de Língua Portuguesa no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto, em São Gabriel.
O programa da oficina contemplou
1. Vídeo: Aprender a Aprender;
Reflexões sobre o vídeo;
Elaboração de texto.
2. Leitura do artigo: O ensino de Ciências Naturais e Tecnológicas (CN&T) no Contexto Brasileiro;
Vídeo: Ensino de Ciências: história e situação atual;
Reflexões sobre o artigo e o vídeo;
Elaboração de texto.
3. Apresentação das características do gênero textual “Diário Reflexivo” ;
Reescrita do Diário Reflexivo do mês de agosto;
4. Dicas de como escrever bem;
Escrita do Diário Reflexivo do mês de Setembro.
5. Redação Científica – Dicas gerais;
6. Apresentação das características do gênero textual Artigo Científico – Artigo Acadêmico e Revisão da Literatura.
PIBID Educação Física – Uruguaiana. Inicio do Projeto de Voleibol.
O grupo de bolsistas do PIBID de Educação Física da escola Marechal Castelo Branco começou no dia 22/07 um projeto de voleibol juntamente com a Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana, que conta com a presença dos alunos do gênero masculino das séries finais do ensino fundamental. Esta iniciativa surgiu através da interação dos acadêmicos com os alunos durante as aulas, os quais manifestaram interesse em vivenciar a modalidade fora do âmbito escolar, com o consentimento dos responsáveis. Tendo como foco proporcionar aos alunos novas perspectivas sobre a modalidade esportiva. O projeto conta com a supervisão do Prof. Me. Marcio Alessandro Cossio Baez, as atividades estão sendo realizadas nas terças e quintas-feiras das 14h30min às 16h30min no ginásio poliesportivo da universidade.
Bolsistas do subprojeto Educação Física – Uruguaiana. Preparativos para o VI SIEPE – Unipampa.
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID subprojeto de Licenciatura em Educação Física- Unipampa, campus Uruguaiana, reuniram-se nos dias 14 e 21 de agosto com sua coordenadora e com os professores supervisores, onde definiram a temática dos trabalhos a serem apresentados no VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA. Sabendo que este é um evento de grande aprendizado e experiência aos participantes, escolheu-se abordar os resultados das discussões realizadas, a partir, da proposta de leituras de livros de estudo pelo grupo. O VI SIEPE será realizado nos dias 24,25 e 26 de novembro, no Campus Bagé.
Bolsistas do subprojeto Ciências Humanas/História – São Borja apresentam trabalhos em evento
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- Pibid subprojeto de Historia do curso de Licenciatura em Ciências Humanas- Unipampa campus São Borja, apresentam trabalhos no III Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Politica BUSCANDO O SUL- POLÍTICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E SUAS FRONTEIRAS.
Várias atividades no subprojeto Ciências da Natureza- Dom Pedrito
A última semana de agosto foi marcada por muitas atividades na Cidade de Dom Pedrito! Destacamos agora aqui algumas delas:
~~> ESCOLA HELOÍSA LOUZADA:
Na manhã do dia 25 realizou com as turmas de 8ªs séries do turno da manhã uma oficina sobre Velocidade Média (Vm) e no dia 28 realizou uma atividade no clube de ciências da Escola sobre HQs (Histórias em Quadrinhos).
~~> ESCOLA RURAL SUCESSÃO DOS MORAES:
O grupo permaneceu na Escola em turno integral na Quinta-Feira dia 28 de agosto. Dia em que os Pibidianos receberam a nova Bolsista do Subprojeto e também montaram questionários para que os professores possam responder visando o dossiê. Além disso, o grupo finalizou e fixou o mural do PIBID na sala do grupo na Escola e entrevistou a Diretora no fim da tarde.
~~> ESCOLA CIEP:
O grupo realizou nos últimos dias uma oficina sobre lixo e materiais recicláveis e também entregou para o Coordenador, o cd com o Dossiê socioantropológico da Escola.
~~> INSTITUTO BERNARDINO ÂNGELO:
Os Pibidianos do “BA” realizaram no dia 25/08 uma oficina com o tema “Sexualidade”. E na Quinta-Feira, dia 28/08, o grupo dividiu-se para a construção de um banner para o Clube de Ciências da Escola e Dossiê, elaboração da oficina “Célula” que ocorrerá no Clube de Ciências e na oficina sobre Alimentação Saudável que ocorrera com o Ensino fundamental.
~~> ESCOLA PATROCÍNIO:
O grupo de Pibianos segue realizando várias atividades no Clube de Ciências, como por exemplo a do Mundo Procariótico e Eucariótico e ao mesmo tempo já planejando atividades futuras sobre Internet Limpa e Poluição.
~~> COLÉGIO CÂNDIDA:
O grupo desenvolveu escritas para o SIFEDOC e, além disso, o grupo recebeu a visita do Coordenador, Prof. José Robaina, e também foram montada diversas oficinas que serão aplicadas em alguns dias.
Veja os “cliques” da Semana nas Escolas:
Fotos da Semana na Escola Heloísa Louzada.
_____________________________________________________________
Fotos da Semana na Escola Sucessão dos Moraes.
_____________________________________________________________
Fotos da Semana na Escola CIEP.
_____________________________________________________________
Fotos da semana no Instituto Bernardino Ângelo.
_____________________________________________________________
Fotos da Semana na Escola Patrocínio.
_____________________________________________________________
Não esqueça que para ficar por dentro de todas as atividades do Subprojeto você pode acompanhar o:
http://pibiddompedrito.blogspot.com.br/
🙂
PIBID Educação Física no Combate à Evasão Escolar – Bolsistas apresentam projeto aos alunos da Escola através de Seminário
Durante as observações feitas percebemos que a evasão escolar na EEEM Dr. João Fagundes era um fator agravante que posteriormente viria atrapalhar-nos no decorrer do projeto quando começássemos a intervir e ministrar as aulas. Com isso, em reunião com nossa Supervisora Carmen Regina Ribeiro Bastiani, decidimos realizar um seminário com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, com uma proposta de apresentação do projeto PIBID, e assim obter um resultado positivo quanto à volta dos alunos para as aulas de Educação Física.
A reunião ocorreu nos dias 12 e 13 de Agosto e fizeram-se presentes os alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e todo Ensino Médio da escola.
O foco principal da palestra foi a apresentação do projeto PIBID, a apresentação dos bolsistas que estão atuando na escola e novas propostas, como a criação do clube de dança. Além disso, para conhecimento dos alunos, apresentamos a Universidade, os cursos que ela oferece e as formas de ingresso na academia.
Posteriormente à reunião obtivemos um resultado positivo, pois os alunos se interessaram pelas propostas e começaram a se fazer presente nas aulas, tanto que em um dos clubes o número de alunos excedeu o esperado, possibilitando o respectivo trabalho dos bolsistas.
Atividades do Subprojeto Ciências da Natureza-Dom Pedrito:
Os últimos dias foram bastante movimentados no subprojeto Ciências em Dom Pedrito! No último dia 21/08 (Quinta-Feira) aconteceu nas dependências da Escola Getúlio Vargas (CIEP) a reunião geral entre os bolsistas, supervisoras e o coordenador, José Vicente Robaina.
Antes disso as Escolas tiveram bastante atividades. Confira algumas:
-Instituto Bernardino Ângelo:
Nos últimos dias foram desenvolvidas as primeiras atividades do Clube de Ciências da Escola (CLUCIBA). Além da atividade envolvendo “Tecnologia na Educação” o grupo fez a apresentação do Dossiê já que coincidiu com a semana de aniversário da Escola.
– Colégio Cândida:
Durante essa semana o grupo de Pibidianos do Colégio Cândida montou oficinas futuras, entre elas uma de Aceleração Média que ocorrerá com alunos do primeiro ano.
-Escola CIEP:
Nestes últimos dias o Grupo recebeu a visita do Coordenador, Professor José Vicente Robaina, além disso, o clube começou a montar o Clube de Ciências da Escola e também oficinas a serem realizadas nos próximos dias.
– Escola Patrocínio:
Os últimos dias na Escola Patrocínio foram muito especiais, pois nos últimos dias o grupo apresentou o dossiê para a comunidade da Escola. Nos últimos dias o grupo também realizou a primeira oficina do clube de ciências da Escola, oficina esta que foi denominada: “O mundo procariótico e eucariótico”.
-Escola Rural Sucessão dos Moraes:
Na última semana o grupo permaneceu em tempo integral na Escola e contou com a visita do Coordenador do Programa. O grupo também criou o regulamento do clube de ciências e montou toda divulgação da primeira oficina e já na última atividade do dia , o grupo criou o mural do PIBID na Escola!
-Escola Heloísa Louzada:
Na segunda dia 18, o grupo de Pibidianos da Escola comandou a primeira oficina do Clube de ciências da Escola que teve como tema principal “Educação Ambiental”. A oficina ocorreu na sala de informática da Escola e os alunos foram desafiados a criarem vídeo sobre o tema que podiam contar inclusive com fotos do entorno da Escola e fotos da comunidade.
–> Confira agora algumas das imagens das atividades nas Escolas:
Atividades do PIBID na Escola Bernardino Ângelo.
_____________________________________________________________
Atividades do PIBID no Colégio Cândida.
_____________________________________________________________
Atividades do PIBID na Escola CIEP.
_____________________________________________________________
Atividades do PIBID na Escola Patrocínio.
_____________________________________________________________
Atividades na Escola Sucessão dos Moraes.
_____________________________________________________________
Atividades do PIBID na Escola Professora Heloísa Louzada.
_____________________________________________________________
Não esqueça que para acompanhar esta e muitas outras atividades do PIBID na Cidade de Dom Pedrito você pode acessar o Blog do Programa ~~> http://pibiddompedrito.blogspot.com.br/ .
Subprojeto Educação Física – Conhecendo o contexto escolar
O subprojeto do PIBID de Educação Física – Campus Uruguaiana-RS, durante os meses de maio, junho e julho, realizou as atividades de observações nas escolas Salgado Filho, Elvira Ceratti-CAIC e Paulo Freire, cuja, localização encontra-se na periferia de Uruguaiana. Os bolsistas foram a campo para (re)conhecer a realidade da Educação Física Escolar, organização das aulas, a participação e interação dos alunos, a frequência X evasão, além de, analisar a infraestrutura que estas dispõe como: locais disponibilizados para as atividades, materiais e perceber como estas escolas estão inseridas em sua comunidade. A partir, destas observações iniciais foram realizados relatórios que auxiliarão a nortear a proposta a ser desenvolvida na escolha dos conteúdos e na elaboração das aulas dos bolsistas em conjunto com os professores supervisores e a coordenadora do subprojeto.