Aconteceu na segunda-feira, 16 de Novembro de 2020, através plataforma digital google meet, a abertura da XII Semana da Consciência Negra de Jaguarão com a tematica “Em tempos de Isolamento e Pandemia, Negros e Negras em Movimento fazem Magia”, celebrado no dia 20 de Novembro, que teve como um dos idealizadores, Oliveira Silveira, poeta negro brasileiro, militante do movimento negro em Porto Alegre.
Nesse dia estavam presentes representantes dos grupos organizadores da Semana da Consciência Negra na cidade de Jaguarão, como a Profa. Dra. Giane Escobar, a Yalorixá Nice D’Xangô e o Presidente do Clube 24 de Agosto, Sr. Neir Madruga, que falaram sobre a importância da Semana para a luta dos negros e negras. No primeiro momento fomos contemplados com a fala do integrante do NEABI Mocinha e do projeto dos Clubes Sociais Negros, Rodrigo de Souza Francisco, que abordou o primeiro capítulo da dissertação da Geógrafa Daniele Vieira- “Territórios Negros em Porto Alegre/RS (1800-1970): Geografia histórica da Presença Negra no Espaço Urbano”, sobre as questões inicias de territórios negros, cartografia do centro urbano de Porto Alegre, bem como a importância de compreender que Territórios Negros são o conjunto de projetos colocados em prática por pessoas negras. Um Clube Social Negro é um território negro, pois a comunidade negra alicerça ali dentro os seu projetos e ideias. O Professor Ms. Eráclito Pereira abordou a leitura da obra da fotógrafa Irene Santos, com reflexões sobre “Negro em Preto e Branco, História Fotográfica da População Negra em Porto Alegre”.
O Encontro foi mediado pela Profa Mestra Sherol dos Santos. No segundo momento tivemos a troca de ideias e questionamentos, ouvindo e aprendendo com todos que estavam presentes e que contribuíram com suas falas. Importante ressaltar que esta parceria com este Grupo de Pesquisa dos Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, coordenado pela Profa Dra Giane Vargas e Prof. Eráclito Pereira, terá continuidade ao longo do Projeto PIBID História. O grupo PIBID História Campus Jaguarão participou ativamente deste evento local, dos diálogos e reflexões coletivas, ampliando os conhecimentos e a aprendizagem, fortalecendo ainda mais a temática central do subprojeto.