Biologia/Ciências – Caçapava do Sul | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022

• Prof.ª Dr.ª Maria Arlita da Silveira Soares
  • Prof. Dr. Paulo Henrique dos Santos Sartori

Supervisora:

Professora Elisângela Luz da Costa Martello – Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro- Caçapava do Sul/RS

Objetivos  Específicos do Núcleo:

• Formar professores em um ambiente de trabalho coletivo e colaborativo, pautado na construção de subsídios teóricos e práticos para assumir conscientemente a tarefa educativa, estruturando os saberes da sua área de conhecimento com uma visão interdisciplinar a partir de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores.

• Promover a articulação da educação Superior com a Educação Básica através da inserção dos acadêmicos no cotidiano das escolas, reconhecendo-as como espaço de formação e valorizando-as como campo de experiência para os futuros professores;

• Promover o conhecimento e a reflexão sobre a iniciação à docência dos discentes das Licenciaturas envolvidas, analisando o potencial da parceria entre a universidade e as escola-campo (co-formadora) no processo de formação de futuros professores;

• Identificar e analisar indicadores de vínculos estabelecidos entre Universidade-Escola, a partir do Programa PIBID, para a redefinição do compromisso social e dos papéis das instituições na formação inicial de professores;

• Promover estudos do contexto educacional, identificando as condições internas e externas à prática educativa da escola-campo, especialmente quanto às finalidades da educação previstas no texto da política educacional brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei nº 9.394/1996, Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2004 – PNE 2014-2024) e à atual política curricular (Base Nacional Comum Curricular – BNCC).

• Organizar relatórios com diagnósticos socioeducacionais a partir das bases de dados oficiais, de pesquisas e análise in loco, mapeando a realidade das escolas e as possibilidades pedagógicas;

• Formar núcleos de estudos, promovendo a leitura e a discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação docente que reflitam sobre o conceito de interdisciplinaridade, da alfabetização científica, da educação ambiental e da bioética;

• Analisar os processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos, fundamentando-se nos referenciais teóricos da área do subprojeto e das orientações da BNCC.

• Planejar, executar e avaliar propostas interdisciplinares, oportunizando a participação dos licenciandos em experiências pedagógicas inovadoras;

• Proporcionar o desenvolvimento de atividades investigativas e experimentais, e de estudo de casos didático-pedagógicos, problematizando situações do cotidiano e do Ensino de Ciências, nas quais se estabeleça a relação entre teoria e prática, conforme documentos orientadores.

• Utilizar diferentes metodologias de forma a articular diferentes saberes, buscando melhorar os indicadores nacionais de qualidade da educação, assim como, o desempenho nas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em alinhamento com a meta 7.11 do Plano Nacional de Educação (PNE);

•Propiciar reflexões acerca da utilização de estratégias interdisciplinares de ensino, incluindo o uso das tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos.

• Produzir materiais de apoio didático interdisciplinares e sustentáveis a serem implementados na Educação Básica, respeitando as necessidades das pessoas com deficiência.

• Incentivar a elaboração de planos de estruturação e melhoramento de laboratórios nas escolas-campo.

• Apoiar o protagonismo na organização, planejamento e execução de Feiras e Mostra de Trabalhos, de âmbito escolar e/ou local, que integrem as diferentes áreas.

• Construir espaços físicos e virtuais de registro e acompanhamento dos processos formativos a fim de documentar e divulgar as atividades individuais e coletivas realizadas no âmbito do Subprojeto.

• Incentivar a participação em atividades e eventos que desenvolvam as habilidades de leitura, interpretação, escrita, oralidade e argumentação crítica;

• Produzir portfólio ou similar das atividades realizadas, registrando de forma reflexiva as experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto;

• Desenvolver ações em diferentes espaços formativos dentro e fora da escola, integrando os sujeitos da Educação Básica e das licenciaturas participantes, no processo co-participativo dos programas, valorizando o protagonismo e a autonomia dos atores.

• Desenvolver ações que contribuam para a formação inicial dos docentes, articulando teoria e prática, tendo como tema gerador as questões sócio ambientais, contextualizando e regionalizando o ensino e a aprendizagem, articulada às demais áreas do conhecimento;

• Interagir com o corpo docente da escola, participar das reuniões pedagógicas, compreendendo o papel que os professores mais experientes e com maior vivência no magistério, desempenham no processo inicial de formação docente.

• Desenvolver pesquisa e extensão, conjuntamente às práticas de ensino, com foco em espaços escolares e não escolares.