História – Jaguarão | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022

• Prof.ª Dr.ª Giane Vargas Escobar
  • Prof.  Dr. Guinter Tlaija Leipnitz

Supervisoras:

Professora Márcia Chaves Rodrigues – Instituto Estadual de Educação Espírito Santo – Jaguarão/ RS

Responsáveis pela área de comunicação:

• Ariane de Sá de Andrade Cruz ( Pibidiana)
  • Gabriela Almeida Abreu (Pibidiana)

Objetivos  Específicos do Núcleo:

• Compreender os currículos escolares como estruturas que implicam escolas políticas;

• Entender e problematizar as relações étnico-raciais, para além do caráter de denúncia, refletindo sobre questões sociais, políticas e culturais, a partir do Bairro da escola selecionada.

• Estabelecer e fomentar o diálogo com outros grupos e entidades sociais como os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unipampa, com vistas a fortalecer as políticas de inclusão e ações afirmativas nessa instituição, aliando-se também às premissas da recente ADAFI – Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão Unipampa Reitoria e projetos afins, contribuindo dessa forma para o processo de empoderamento e a emergência por novas epistemologias afrocentradas e afroreferenciadas.

• Discutir e problematizar questões que tratem da memória enquanto elemento constitutivo do patrimônio material e imaterial na construção das representações e das identidades sociais, além de compreender a importância da preservação do patrimônio negro como estratégia para a construção de políticas públicas de promoção da igualdade racial e ações educativas de combate e enfrentamento ao racismo, às desigualdades e às discriminações.

• Ampliar o conhecimento no domínio das relações étnico-raciais brasileiras e fronteiriças, de modo a superar e combater os racismos, a xenofobia, a intolerância religiosa e todas as formas de preconceito e discriminação;

• Contribuir para a formação da identidade regional e valorizar a construção de pertencimento a partir de uma abordagem de História Local.