Educação do Campo | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022

Educação do Campo

Núcleo:

  • Educação do Campo – Dom Pedrito

Coordenadoras:

  • Prof.ª Dra. Denise da Silva

Contato: deniseds@unipampa.edu.br

  • Prof.ª Dra. Maritza Costa Moraes

Contato: matitzamoraes@unipampa.edu.br

Supervisoras:

Professora Ellen Goulart Jacintho- Escola Estadual de Ensino Fundamental Risoleta de Quadros- Dom Pedrito/RS

Escola Risoleta Quadros

Professora Fabiéle Gomes Miranda- Escola Municipal de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes- Dom Pedrito/RS

 

 

 

 

 

Objetivos  Específicos do Núcleo:

● Auxiliar discentes de iniciação à docência, a partir de discussões oriundas da área da Educação do Campo, na (re)construção de conhecimentos da área de Ciências da Natureza, com base nos pressupostos da BNCC, em escolas no campo, na região da campanha;

● Promover espaços de reflexão e vivência escolares que possibilitem aos discentes de iniciação à docências experienciarem diferentes aspectos da realidade social e educacional em escolas do campo ou escolas urbanas que recebem estudantes do campo.

● Compreender as metodologias implicadas no ensino multisseriado.

● Promover espaços de integração dos programas Pibid e Residência Pedagógica na busca de conhecer e desenvolver práticas educacionais fundamentadas em diferentes metodologias de ensino de ciências, com objetivo na aprendizagem dos conceitos científicos de Ciências na Educação Básica na região da campanha gaúcha.

●Propor atividades pedagógicas contextualizadas no Ensino de Ciências, em que se estabeleça a relação entre a teoria e a prática, conforme mencionam a LDB 9.394\96, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Gaúcho;

● Participar de atividades de planejamento das escola-campo, nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;

● Analisar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos específicos ligados a Ciências da Natureza, fundamentando-se na BNCC;

●Promover a leitura a discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação docente;

● Estimular a realização de atividades investigativas e experimentais relacionadas à área de Ciências da Natureza, incluindo o uso de tecnologias educacionais inovadoras e diferentes recursos didáticos;

● Acompanhar o registro das atividades realizadas no caderno de Alternância;

● Incentivar a participação os discentes de iniciação à docência em atividades e eventos que desenvolvam suas habilidades de leitura, escrita e oralidade.