Química / Física – Bagé | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022

Química / Física – Bagé

Núcleo:

  • Física e Química

Coordenadores:

  • Prof.ª Dr.ª Márcia Von Fruhauf Firme
  • Prof. Dr. Edson Massayuki Kakuno
  • Prof. Dr. Douglas Mayer Bento
  • Prof.ª Dr.ª Carla Judite Kipper
  • Prof. Dr. Valter Antônio Ferreira

Supervisoras:

Professora Milena Severo- Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira- Bagé/RS

Professora Gisele Machado Brites Rodrigues- Escola Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado- Bagé/RS

Objetivos  Específicos do Núcleo:

I- Estimular o trabalho docente na Educação Básica dos licenciados e licenciadas de iniciação à docência em Física e Química, vinculando o desenvolvimento profissional a articulação entre práticas de ensino, pesquisa e extensão.

II- Promover a valorização das escolas de Educação Básica como campo de experiência para os futuros professores; inserindo os (as) licenciados (as) no cotidiano das escolas da rede pública de ensino. Inserir nos processos de ensino aprendizagem documentos oficiais normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como as políticas de avaliação da Educação Básica.

III- Proporcionar a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica através da articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Discutir pontos/questões ligadas ao ambiente escolar, processos de ensino-aprendizagem, estimular os (as) licenciados (as) a agregar o conhecimento teórico ao cotidiano dos alunos da escola básica e promover/estimular a participação em feiras de ciências no âmbito da escola e da IES, e desta maneira elevando a qualidade da formação inicial de professores em nossos cursos. Promover, havendo condições de transporte, visitas de estudantes da Educação Básica na Unipampa. Também incentivar na participação da Feira de Ciências da Unipampa, Campus Bagé, que ocorre anualmente nas dependências da Universidade.

IV- Inserir os (as) licenciados (as) de iniciação à docência no cotidiano de escolas da rede pública de educação, de modo a mobilizá-los (as) a conhecer a história, estrutura e organização da escola. Além disso, incentivá-los (as) a conhecer, problematizar, estudar e analisar gradativamente e sistematicamente, a organização curricular da escola; assim como observar, problematizar e analisar estudos de caso e estratégias pedagógicas, estimulando-os (as) a elaborar e conduzir ações de ensino para solucionar as problemáticas identificadas.

V- Incentivar as escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros professores, na medida em que o professor supervisor trabalhar de forma colaborativa com os professores coordenadores na formação de discentes de iniciação à docência; Serão desenvolvidas atividades de divulgação científica como exposição de trabalhos e/ou feira de ciências na escola.

VI- Promover práticas de letramento acadêmico-científico, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e fala de discentes de iniciação à docência, socializando-as em eventos acadêmico-científicos locais, estaduais, nacionais e se possível em nível internacional.