PPP-Projeto Político-Pedagógico

Você sabe o que é o PPP?

O PPP é o Projeto Político-Pedagógico que deve ser elaborado por todas as instituições de ensino e isso se dá de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Por esse motivo, o PPP é um documento muito conhecido e discutido na área da educação mas, ainda muitas pessoas, inclusive parte da comunidade escolar nem sabe da existência desse documento e para o que ele serve.

Qual a função do PPP?

O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento que reflete a proposta educacional de  uma instituição. Este documento é um tipo de mapa que serve para nortear a comunidade escolar e para ajudar a instituição a crescer e melhorar a sua qualidade de ensino. Nele estão todas as metas, objetivos e os meios que serão utilizados para concretizá-lo.

Outra questão importante é que este documento não envolve somente professores, mas toda a comunidade escolar, alunos e famílias.

O PPP de uma instituição  deve sempre levar em consideração o contexto em que a mesma está inserida, pois cada escola tem suas particularidades e alguns fatores específicos daquela comunidade em questão.