A Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveu uma reunião nos dias 20 e 22 de abril de 2021, no horário das 9h às 11h. Com a intenção de contemplar a participação de todos os Coordenadores de Área do programa, a Coordenadora Institucional organizou o encontro virtual via Google Meet em dois dias da semana, sendo um na terça-feira (20/04/21) e outro na quinta-feira (22/04/21).
A reunião foi mediada pela Coordenadora Institucional, Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Hartmann, tendo como pauta as seguintes discussões acerca do PIBID:
- Informes gerais (cadastro de alunos, cronograma de atividades e novo edital de seleção de bolsistas);
- Relato (pelos coordenadores) das atividades remotas realizadas em turmas da Educação Básica;
- Planejamento de atividade coletiva com os discentes de iniciação à docência no semestre 2021/01.
Durante o encontro virtual de terça-feira, estavam presentes 12 Coordenadores de Área:
- André Luís Silva da Silva- Núcleo: Ciências Exatas- Caçapava do Sul
- André Muller Reck- Núcleo: Música- Bagé
- Ângelo Alberto Schneider – Núcleo: Ciências Biológicas- São Gabriel
- Deise Pedroso Maggio e Willian Damin- Núcleo: Matemática- Itaqui
- Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais- Núcleo: Matemática- Bagé
- Denise da Silva e Maritza Costa – Núcleo: Educação do Campo- Dom Pedrito
- Evandro Guindani- Subprojeto: Ciências Humanas- São Borja
- Hélen Cristina- Núcleo: Letras- Português- Bagé
- Márcia Von Fruhauf Firme- Núcleo: Física/ Química- Bagé
- Moacir Lopes de Camargos- Núcleo: Línguas Adicionais- Bagé
O segundo encontro virtual, aconteceu na quinta-feira, tendo participação de 7 Coordenadores de Área:
- Ângelo Alberto Schneider- Núcleo: Ciências Biológicas- São Gabriel
- Edson Massayuki Kakuno- Núcleo: Física/Química- Bagé
- Giane Vargas Escobar- Núcleo: História- Jaguarão
- Patrícia dos Santos Moura- Subprojeto: Alfabetização- Jaguarão
- Paulo Henrique Sartori dos Santos e Elenize Nicoletti- Núcleo: Ciências Exatas- Caçapava do Sul
- Sandra Maders- Núcleo: Ciências da Natureza- Dom Pedrito
Os Coordenadores de Área de cada núcleo/subprojeto, durante a reunião virtual, socializaram as ações que vêm sendo realizadas pelo grupo de bolsistas pibidianos, dentre as atividades, foram mencionadas as seguintes:
Núcleo: Matemática- Campus Itaqui
A Coordenadora de Área: Prof.ª Dr.ª Deise Pedroso Maggio, relatou que no mês de abril o grupo começou com dois movimentos, um seria o de que parte dos bolsistas estão realizando observação as aulas (via Google Meet) da professora supervisora na escola de Educação Básica e construindo narrativas de aprendizagem direcionadas. E o segundo seria que os outros bolsistas do grupo, começaram um movimento de criação de aula online, em que estão produzindo vídeos de acordo com os conteúdos do professor supervisor. A Coordenadora ressaltou ainda, em seu relato que antes disso os alunos se dedicaram ao estudo da escola de Educação Básica, do Projeto Político Pedagógico, da Base Nacional Comum Curricular e textos que os auxiliaram na preparação para esse momento de envolvido das produções para a turma da escola.
Núcleo: Matemática- Campus Bagé
A Coordenadora de Área: Prof.ª Dr.ª Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, relatou que os bolsistas estão assistindo as aulas (virtuais) do professor supervisor desde novembro (2020), e que agora começaram a construir planejamentos para fazerem as intervenções previstas para acontecer no próximo mês nas turmas que o professor supervisor está ministrando as aulas. A Coordenadora, ressaltou que antes já haviam realizado apresentações de trabalhos no SIEPE e no Colóquio da Matemática.
Núcleo: Educação do Campo- Campus Dom Pedrito
As Coordenadoras de Área: Profª. Dr.ª Denise da Silva e Profª. Dr.ª Maritza Costa, relataram que os bolsistas realizaram um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular e a escola. Depois, começaram a produção de Podcasts para poderem encaminhar aos estudantes da Educação Básica. Com o objetivo de acolher os alunos que possuem dificuldade no acesso remoto, com relação ao recebimento das atividades online, os bolsistas realizaram a transcrição dos Podcasts para serem impressos em uma folha, com o intuito de alcançarem esses estudantes. As Coordenadoras, comentaram que os bolsistas agora estão fazendo planejamentos.
Núcleo: Ciências Humanas- Campus São Borja
O Coordenador de Área: Prof. Dr. Evandro Guindani, explicou que o núcleo antes estava priorizando a questão da formação dos discentes, estudando a parte teórica, referenciais e o Projeto Político Pedagógico da escola. Mas agora o grupo de bolsistas, estão fazendo um estudo do perfil da turma junto com as professoras supervisoras. Uma outra ação do grupo, neste momento, é a elaboração de uma Pesquisa Sócio-Antropológica que os bolsistas vêm fazendo para aplicarem nos alunos. As outras ações estão relacionadas a realização leitura das questões étnico raciais, elaboração de planos de aulas e construção de formulário da Pesquisa Sócio-Antropológica. O Coordenador ressaltou que os bolsistas ainda não fizeram intervenções nas aulas dos estudantes da Educação Básica , mas que estão realizando a leitura de livros, e registrando no diário de campo relato a leitura da semana.
Núcleo: Física/Química- Campus Bagé
Os Coordenadores Prof.ª Dr.ª Márcia Von Fruhauf Firme e Prof. Dr. Edson Massayuki Kakuno, relataram que antes como nem todos tem os bolsistas tinham acesso aos e-mails institucionais das escolas, estavam fazendo rodas de conversas de aluno para aluno (dos alunos da Unipampa com os estudantes da Educação Básica). Os Coordenadores ressaltaram que o grupo está pensando em atividades lúdicas e desafiadoras para colaborar com os professores nas aulas, tendo em vista o lado de interesse dos alunos da Educação Básica por terem preferência muitas vezes por essas atividades. O planejamento do grupo é de que os bolsistas comecem em seguida a acompanhar as atividades da Educação Básica, pois o grupo vêm realizando reuniões semanais, realização de atividades em eventos de projetos de extensão, e estudos através das atividades formativas que participam.
Núcleo: Música- Campus Bagé
O Coordenador de Área: Prof. Dr. André Muller Reck, explicou que o grupo antes estava mantendo o contato com os estudantes da Educação Básica somente através do WhatsApp, mas que agora a escola oportunizou o acesso via Google Meet e ao Classroom, criando e-mails institucionais para os bolsistas do PIBID. O Coordenador ressaltou que os bolsistas, por enquanto, estão fazendo pequenos projetos de algumas aulas, relacionada a criação musical.
Núcleo: Ciências Exatas- Campus Caçapava do Sul
Os Coordenadores de Área: Prof. Dr. André Luís Silva da Silva e Prof. Dr. Paulo Henrique Sartori dos Santos, relataram que o núcleo está com dois movimentos, um voltado para a qualificação do bolsista e outro com questões associadas a Educação Básica. Deste modo, o núcleo realiza dois encontros semanais, um com foco na Educação Básica e outro com foco na formação do próprio bolsista. Os bolsistas estão participando das aulas da supervisora, elaborando recursos didáticos para auxiliar nas aulas da Educação Básica das turmas da professora supervisora nesse momento remoto, tendo em vista nesse momento a apropriação das tecnologias os bolsistas estão desenvolvendo blogs, sites, com conteúdo que permite a ilustração das atividades.
Núcleo: Letras- Português- Campus Bagé
A Coordenadora de Área: Prof.ª Dr.ª Hélen Cristina da Silva relatou que os bolsistas não começaram as atividades na Educação Básica, mas que já possuem diversos materiais elaborados, como os planos de aula para ambientação virtual.
Núcleo: Ciências Biológicas- Campus São Gabriel
O Coordenador de Área: Prof. Dr. Ângelo Alberto Schneider explicou que os grupos estão preparando as intervenções, pois estavam montando e as escolas não estavam prontas.
Núcleo: Línguas Adicionais- Campus Bagé
O Coordenador de Área: Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos relatou que os bolsistas estão lendo livros, e que após estão com o planejamento de começar a elaborar atividades e construir os planos de aulas.
Subprojeto: Alfabetização- Campus Jaguarão
A Coordenadora de Área: Prof.ª Dr.ª Patrícia dos Santos Moura, explicou que os bolsistas estão desde início de março em contato com as supervisoras via WhatsApp com as respectivas turmas. Nesse período os bolsistas fizeram um vídeo de apresentação para cada turma e o subprojeto vinha desde janeiro trabalhando na elaboração de atividades de práticas de leitura e de escrita com base na BNCC através das leituras que haviam realizado sobre a parte da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A Coordenadora ressaltou ainda que, nesse momento sente que os bolsistas já estão mais familiarizados para fazerem a ação de selecionar na BNCC um objetivo de aprendizagem, uma habilidade e elaborar uma atividade que corresponda a esse objetivo.
Núcleo: Ciências da Natureza- Campus Dom Pedrito
A Coordenadora de Área: Prof.ª Dr.ª Sandra Maders, relatou que após os bolsistas terem se dedicado na organização da Feira de Ciências Virtual, em fevereiro realizaram a leitura e a escrita do relato de experiência sobre essa ação desenvolvida pelo núcleo. A Coordenadora, comentou que os bolsistas estão se preparando e planejando atividades para trabalhar com os estudantes da Educação Básica.
Núcleo: História- Campus Jaguarão
A Coordenadora de Área: Prof.ª Dr.ª Giane Vargas Escobar relatou que o núcleo têm trabalhado em parceria com o núcleo dos professores Evandro Ricardo Guindani e Yáscara Michele Neves Koga. Os bolsistas construíram junto com a supervisora um banco de planos de aulas, focado para as relações étnico raciais, iniciaram uma formação para as relações étnico raciais junto com o núcleo de Ciências Humanas- Campus São Borja. A Coordenadora ressaltou ainda, que nas próximas semanas estão pensando em iniciar com as atividades trabalhando com as supervisores nas aulas dos alunos da Educação Básica.
Ao final da reunião, a Coordenadora Institucional enfatizou aos Coordenadores de Área dos núcleos/subprojetos a proposta de promover a criação de um evento virtual para o próximo semestre que proporcione momentos de discussão acerca dos desafios da formação inicial diante da realidade escolar, com a finalidade de socializar as aprendizagens através de relatos de experiências dos bolsistas.