Os/as bolsistas do Subprojeto Alfabetização, neste mês de junho, realizaram um estudo sobre as brincadeiras e as atividades motoras e suas contribuições para a infância. Cada discente selecionou um artigo sobre o tema e organizou a sistematização dos principais aspectos em slides para uma apresentação nas reuniões gerais. As sessões de apresentações iniciaram no dia 9 de junho e está sendo possível compreender que o brincar é algo inerente à cultura infantil. Desde a mais tenra idade a brincadeira faz parte da vida das crianças, estimula o jogo simbólico e a imaginação, além de ser um meio de resolver seus conflitos e necessidades. De igual forma, as atividades motoras ampliam as possibilidades de conhecimento do seu meio físico, como pular, saltar, correr, rolar etc. Estas atividades proporcionam à criança a consciência de sua identidade corporal e constrói modos de ver e sentir o mundo.
Vídeos com algumas atividades motoras desenvolvidos pelos pibidianos:
Yara dos Santos Souza – Vídeo 1
Fernanda Lemos Fattah – Vídeo 1
Fernanda Lemos Fattah – Vídeo 2
Maria da Graça Duarte Mendes – Vídeo 1
Maria da Garça Duarte Mendes – Vídeo 2
Juliara Rodrigues Silveira – Vídeo 1
Lina Camacho Porciuncula – Vídeo 1
Lucas Santos de Jesus – Vídeo 1
Lucas Santos de Jesus – Vídeo 2