No dia 30 de agosto de 2021, segunda-feira, às 17h, teremos a live de abertura do IntraPIBID que contará com a fala das ministrantes Profª Drª Giane Vargas (campus Jaguarão), Profª Drª Marta Iris Camargo da Silveira (campus Uruguaiana) e a Profª Drª Sátira Pereira Machado (campus Jaguarão), dando início ao evento que ocorrerá nos dias 30-31 de agosto e 1° de setembro, as professoras abordaram a temática Iniciação à Docência e a Educação das Relações Étnico-Raciais.
O IntraPIBID da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tem o intuito de promover a reflexão e a troca de experiências vividas pelos discentes e docentes neste período difícil de pandemia e ensino remoto.
A transmissão será pelo canal no Youtube: ADAFI – Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão.
Apresentação das docentes ministrantes da live de abertura:
Profª Drª Giane Vargas – Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Jaguarão/RS e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, FABICO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação, Mestre em Patrimônio Cultural e Especialista em Museologia, Licenciada em Letras. Idealizadora e membra do Coletivo Atinúké e do Grupo de Estudos AFROnteiras Negras Unipampa. Coordenadora do NEABI Mocinha e do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais, com resulados disponíveis no site: www.clubessociaisnegros.com. Sócia Honorária do Clube 24 de Agosto. Coordenadora do PIBID História Unipampa Campus Jaguarão.
Profª Drª Marta Iris Camargo da Silveira – Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBa, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Coordenadora o Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana, Coordenadora de área do PIBID/MEC, subprojeto Educação Física, Coordenadora do Núcleo de Estudos da Cultura Afro-brasileira – NEABI – Unipampa, presidenta da Comissão Especial de Estudos sobre “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena da Unipampa de 2012 até atualidade. Diretora Cultural do Museu Comunitário Treze de Maio, onde coordena o projeto de oficinas temáticas da Associação dos Amigos do Museu Comunitário Treze de Maio. Presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (2017 – 2019), Uruguaiana RS. Diretora Cultural do Museu Comunitário Treze de Maio, onde coordena o projeto de oficinas temáticas da Associação dos Amigos do Museu Comunitário Treze de Maio.
Profª Drª Sátira Pereira Machado –
Professora de Culturas Afro-gaúchas, com destaque para a literatura negra do poeta “Oliveira Silveira” na literatura sul-riograndese e brasileira no contexto da América Latina, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Possui habilitação para o magistério pelo Instituto de Educação General Flores da Cunha/POA (1988); graduação em Comunicação/Jornalismo pela Famecos (1995) e mestrado em Letras (2000) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; doutorado em Comunicação pela Unisinos (2013); e pós-doutorado em Comunicação (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É líder do Grupo de Pesquisa CriaNegra/CNPq, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Jaguarão da Unipampa. Desenvolve projetos de pesquisa/ensino/extensão sobre a vida, a obra e a consciência negra do poeta afro-gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009) com resultados disponíveis no site www.oliveirasilveira.com.br. Curadora e coordenadora executiva do Projeto RS NEGRO (Livro, Revista, Videodocumentário, Músicas, Aulas e Posterbook).