No ano de 2021, professores, acadêmicos do curso de Química Licenciatura e pós-graduandos da Universidade Federal de Pelotas, organizaram o VII Encontro de Rodas de Estágios e Práticas Pedagógicas dos cursos de Química Licenciatura da UNIPAMPA, FURG e UFPEL. Cada ano, os professores de uma dessas instituições ficam responsáveis pela organização do encontro.
Essa Roda ocorreu no dia 27/11/21 e contou com a participação de estagiários do curso de Química Licenciatura, bolsistas dos programas PIBID e de Residência Pedagógica, professores de escola e pós-graduandos para socializarem experiências sobre as práticas pedagógicas e os desafios da docência durante o ensino remoto.
Uma das bolsista do PIBID Física e Química da UNIPAMPA, registrou que foi maravilhoso e reenergizante! Segundo ela, “é muito bom compartilhar experiências com alunos de outras Universidades e perceber que se assemelham com as nossas. Muitas conversas boas e de grande aprendizado!”.
Os participantes ao se inscreverem, enviam um relato sobre sua experiência a ser socializada no dia do encontro, que neste ano ocorreu de modo remoto. A socialização acontece em salas com no máximo doze participantes e após a Roda de Conversa, elaboram uma síntese criativa a ser apresentada ao final para todos os participantes do encontro como esta mostrada abaixo.