Subprojeto
- Pedagogia- Arroio Grande/RS – Jaguarão/RS
Coordenadores:
- Prof. Dr. Everton Ferrer Oliveira
- Prof.ª Dr.ª Patrícia dos Santos Moura
- Prof.ª Dr.ª Juliana Brandão Machado
- Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Aranda
Supervisoras:
Professora Dynara Martinez Silveira – Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antônio Sampaio – Jaguarão/ RS
Professora Lucimara Chaves Pintos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pagliane – Jaguarão/ RS
Professora Marlete Nunes Gomes Beiró – Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Jaguarão/ RS
Objetivos Específicos do Subprojeto:
• Propiciar o estudo das teorias da alfabetização que se fundamentam nas ciências cognitivas.
• Promover o entendimento dos significados de alfabetização, literacia e numeracia.
• Elaborar estratégias didático pedagógicas que envolvam a leitura, a escrita e o pensamento matemático.
• Compreender o 1º ano do ensino fundamental como o momento da alfabetização.
• Perceber a etapa da Educação Infantil como precursora de práticas de literacia e de reflexão sobre a língua escrita, bem como de numeracia.
•Valorizar as práticas alfabetizadoras.
• Oportunizar a participação de discentes de iniciação à docência em experiências pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.
• Estimular a escuta atenta e problematizadora dos supervisores.
• Contribuir para a superação de problemas de ensino e aprendizagem identificados nas classes de alfabetização.
• Desenvolver a autonomia dos discentes de iniciação à docência e supervisores.
• Aperfeiçoar as habilidades de leitura, de escrita e de fala dos licenciandos.
• Desenvolver ações nos diferentes espaços escolares e em outros espaços formativos.
• Fomentar o estudo de documentos oficiais importantes na área da alfabetização, como a Política Nacional de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular.
• Produzir portfólio das atividades realizadas e das experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto.
• Promover o conhecimento e a reflexão sobre as metas 5 e 9 do Plano Nacional de Educação.
• Compreender a alfabetização como mola propulsora da cidadania.
• Promover a percepção da influência das atividades motoras e artísticas no desenvolvimento da linguagem oral e na reflexão sobre a escrita, desde a primeira infância.
• Planejar e executar ações articuladas com o núcleo do Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia.