Subprojeto Alfabetização: Palestra com o Prof. Everton Fêrrêr Oliveira sobre Educação Inclusiva 28/10/2020, das 16h às 18h.

Professor Everton destacou principalmente alguns conceitos básicos sobre a perspectiva da educação inclusiva no município.

Salientou ainda que existe uma minuta que prevê mudanças no sistema educacional em especial no atendimento educacional especializado, porém como ainda não está em vigência, nós continuamos atuando em um sistema educacional com a perspectiva da educação inclusiva. Segundo o coordenador Everton se aprovada, essa nova minuta representa um grande retrocesso em relação a educação inclusiva e também destacou a importância de estar atento a legislação e suas mudanças.

O Coordenador falou sobre a diferença entre educação especial e educação inclusiva, na educação especial nós temos uma modalidade de ensino que prevê um perfil de público mais especifico, onde o atendimento passa a ser de acordo com as diferenças individuais de cada aluno, já na educação inclusiva existe uma diversidade muito maior. Porém, independente da denominação que se dê, a escola e nós educadores temos que conseguir atender a todas essas especificidades e auxiliar da melhor maneira possível. O atendimento educacional especializado foi criado para atender o público-alvo, que são as crianças com deficiências, transtornos, altas habilidades e superdotação. É um serviço de apoio à sala de aula comum, onde possa se oferecer meios e modos para um aprendizado significativo. Finalizando sua palestra o coordenador fez ainda uma fala sobre a escola, que ela deve recuperar a capacidade de criar boas expectativas para os alunos em relação ao futuro e tudo aquilo que eles podem aprender e usar para construir e agregar nas suas vidas.

Assista ao vídeo da palestra completa por este link: