PIBID Letras – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência tem como responsável pela administração das bolsas para discentes e docentes do curso superior e de supervisores a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O projeto tem como intuito principal unir as secretarias municipais, estaduais e as universidades levando os alunos das licenciaturas (futuros professores) para o contexto das salas de aula iniciando, dessa forma, o contato direto desses discentes com a vida escolar na educação básica.

Com os editais de 2020 a Unipampa-Bagé passou a contar com um total de 86 bolsistas mais alunos voluntários dentro das diversas áreas do programa, sendo 18 desses alunos pertencentes à área de Letras – Português, coordenados pelas professoras Helen Cristina da Silva e Vera Lucia Cardoso Medeiros.

Divididos em dois grupos,  os alunos atuarão em duas escolas da cidade:  Escola Municipal de Ensino Fundamental General Emílio Luiz Mallet (supervisionada pela professora Hélen Roratto Garcia) e Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho (supervisionada pela professora Daniela Reischak Pereira), ambas atuando no subprojeto Leitura e Variação Linguística.

E.M.E.F General Emilio Luiz Mallet

A escola fica localizada na Rua João Batista Fico, 532, no Bairro Bonito e abrange diversos bairros da região tais como: São Judas, Santa Flora, Pedra Branca e Bairro Bonito. A escola atende em média 450 alunos e a diretora da escola atualmente é a Professora Zeliane da Silva Soares e tem como entidade mantenedora a Secretaria Municipal de Educação (SMED).

E.E.E.M José Gomes Filho

A escola fica localizada na Rua Bispo Athalício Pithan, 111, no Bairro Brum e abrange diversos bairros da região tais como: São Martins, São Domingos, Camilo Gomes, Arvorezinha, Narciso Suñe, Kennedy e Brum. A escola atende, em sua maioria, alunos carentes da região norte; são atendidos em média 550 alunos no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos em nível médio. A diretora da escola atualmente é a Professora Sandra Mara Messias Ferreira Machado e tem como entidade mantenedora a Secretaria Estadual de Educação.

Sobre o curso:

O curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa objetiva proporcionar uma formação linguística e literária capaz de habilitar o aluno ao exercício da docência em disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Educação Básica.

A organização curricular articula-se em torno de três eixos: Leituras e Escritas; Teorias e Práticas; Docência e Pesquisa. O curso tem duração de 9 semestres e são oferecidas 50 vagas por ano.