Subprojeto de Biologia e Ciências (Caçapava do Sul) desenvolve blogs para o Ensino de Biologia e Química

Núcleo do Pibid de Caçapava do Sul aposta na criação de Blogs para ensinar Biologia e Química na escola parceira do Programa.

A atividade de criação e implementação de dois Blogs vem sendo desenvolvida desde março de 2021 pelos Pibidianos.  Um dos repositórios servirá como recurso para as aulas de Química e o outro para as aulas de Biologia de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, na qual a supervisora leciona.

De acordo com os envolvidos, os espaços foram elaborados “com o intuito de servirem como um recurso de pesquisa, exercício, manipulação e compreensão dos conteúdos estudados durante o ano de 2021 nos Componentes de Química e Biologia do terceiro ano do Ensino Médio noturno do Instituto Estadual Dinarte Ribeiro junto a Supervisora e professora da turma Elisangela Costa” (Relato do Grupo).

Os blogs contarão com recursos diversificados, tais como: jogos, vídeos, atividades, experimentações, simuladores, mapas mentais, mapas conceituais, entre outros. Conforme os conteúdos vão sendo trabalhados mais materiais são elaborados, a exemplo de vídeos relacionados ao tema ‘Evolução’ que já foram utilizados nas aulas de Biologia.

Uma das inovações da proposta foi a criação de avatares que representam cada um dos integrantes do Pibid. A iniciativa surge em momento oportuno, considerando o atual cenário educacional de atividades remotas. A utilização desse recurso digital – o avatar – proporciona a aproximação dos sujeitos no universo virtual, colaborando com o envolvimento dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem.