Subprojeto de Alfabetização desenvolve vídeos de contação de histórias com diversos tipos de técnicas.

Fonte: https://wordpress.ft.unicamp.br/ecoedu/contacao-de-historia-2/

O grupo de bolsistas do Subprojeto Alfabetização vêm desenvolvendo varias técnicas que podem auxiliar no processo de alfabetização e letramento, uma delas é a contação de histórias, que pode ocorrer de diversas formas e é uma ótima técnica para ser utilizada no ensino de maneira remota.

Cada bolsista desenvolveu dois vídeos de contação de histórias com técnicas diferentes, posteriormente estes vídeos foram encaminhados para alguns alunos que estão tendo aulas de forma remota e tivemos retornos muito positivos.

Essa é uma proposta que além de estimular o desenvolvimento das crianças de uma forma mais descontraída, com o apoio do professor, pode criar um momento divertido e especial em casa. Além disso é uma ferramenta que pode ajudar a transmitir conhecimentos e valores.

Praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta e estimular o gosto pela leitura desde cedo. Mas ainda existem inúmeros outros benefícios que  podemos obter com a contação de histórias e  mais bacana é que, independente da idade, todos podem usufruir desses benefícios!

Utilizá-la em sala de aula permite que todos saiam ganhando. Tanto os alunos, que serão instigados a imaginar e criar muito mais, quanto os professores, que podem ministrar uma aula muito mais agradável e produtiva. Além de alcançar o objetivo pretendido: uma aprendizagem verdadeiramente significativa.

Essa atividade foi muito produtiva, estimulou a troca de conhecimentos e técnicas entre os discentes e nos apresentou novas possibilidades de trabalho a partir das tecnologias.

Abaixo estão disponíveis alguns dos vídeos de contação de histórias desenvolvidos pelos pibidianos:

Discente ALINE GONÇALVES SILVA – Vídeo 1

Discente ALINE GONÇALVES SILVA – Vídeo 2