Núcleo:
- Matemática
Coordenadores(as):
- Prof.ª Dr.ª Deise Pedroso Maggio
- Prof. Dr. Willian Damin
Supervisor(a):
Professora Fernanda Pereira Ávila – Escola Estadual de Ensino Fundamental Aureliano Barbosa- Itaqui/RS
Professor José Darci Benites Goulart – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ranulfo Lacroix- Itaqui/RS
Objetivos Específicos do Núcleo:
I – Sensibilizar os licenciandos de iniciação à docência ao trabalho docente na Educação Básica, entendendo que o seu desenvolvimento profissional está ligado a articulação entre práticas de ensino e pesquisa;
II – Inserir os licenciandos de iniciação à docência no cotidiano de escolas da rede pública de educação, de modo a proporcionar-lhes oportunidades de conhecer a história, estrutura e organização da escola; conhecer, problematizar, estudar e analisar sistematicamente, a organização curricular da escola; observar, problematizar e analisar estudos de caso didático-pedagógicos; bem como, de elaborar e conduzir ações de ensino tendo em vista as problemáticas identificadas;
III – Potencializar a qualidade da formação inicial dos licenciandos de iniciação à docência, promovendo a integração das atividades de ensino e pesquisa, de modo a discutir questões ligadas ao lócus escolar a partir da problematização, do estudo e da análise sistemática de conceitos matemáticos e casos didático-pedagógicos; diretrizes curriculares, tal como a Base Nacional Comum Curricular e documentos proposicionais, tais como livros didáticos;
IV – Fomentar a qualidade da formação inicial dos futuros professores de Matemática, promovendo a integração entre universidade e escola, implementando o Laboratório vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática, do ponto de vista regulamentar e espaço físico; bem como entendendo políticas públicas educacionais;
V – Incentivar as escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros professores, na medida em que o professor supervisor trabalha de forma colaborativa com os professores coordenadores na formação de discentes ID;
VI – Promover práticas de letramento acadêmico-científico, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e fala de licenciandos de iniciação à docência, socializando-as em eventos acadêmico científicos.