Matemática – Itaqui | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022

Matemática – Itaqui

Núcleo:

  • Matemática

Coordenadores(as):

  • Prof.ª Dr.ª Deise Pedroso Maggio
  • Prof. Dr. Willian Damin

Supervisor(a):

Professora Fernanda Pereira Ávila – Escola Estadual de Ensino Fundamental Aureliano Barbosa- Itaqui/RS

Professor José Darci Benites Goulart – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ranulfo Lacroix- Itaqui/RS

Objetivos  Específicos do Núcleo:

I – Sensibilizar os licenciandos de iniciação à docência ao trabalho docente na Educação Básica, entendendo que o seu desenvolvimento profissional está ligado a articulação entre práticas de ensino e pesquisa;

II – Inserir os licenciandos de iniciação à docência no cotidiano de escolas da rede pública de educação, de modo a proporcionar-lhes oportunidades de conhecer a história, estrutura e organização da escola; conhecer, problematizar, estudar e analisar sistematicamente, a organização curricular da escola; observar, problematizar e analisar estudos de caso didático-pedagógicos; bem como, de elaborar e conduzir ações de ensino tendo em vista as problemáticas identificadas;

III – Potencializar a qualidade da formação inicial dos licenciandos de iniciação à docência, promovendo a integração das atividades de ensino e pesquisa, de modo a discutir questões ligadas ao lócus escolar a partir da problematização, do estudo e da análise sistemática de conceitos matemáticos e casos didático-pedagógicos; diretrizes curriculares, tal como a Base Nacional Comum Curricular e documentos proposicionais, tais como livros didáticos;

IV – Fomentar a qualidade da formação inicial dos futuros professores de Matemática, promovendo a integração entre universidade e escola, implementando o Laboratório vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática, do ponto de vista regulamentar e espaço físico; bem como entendendo políticas públicas educacionais;

V – Incentivar as escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros professores, na medida em que o professor supervisor trabalha de forma colaborativa com os professores coordenadores na formação de discentes ID;

VI – Promover práticas de letramento acadêmico-científico, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e fala de licenciandos de iniciação à docência, socializando-as em eventos acadêmico científicos.