PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 18

Diálogo Inicial Sobre a BNCC

No dia 17/03/2021 iniciamos nossos estudos sobre a BNCC em uma introdução de sua importância para o ensino de Ciências da Natureza. Este fomento de estudos se deu pela necessidade de introduzir a BNCC como documento norteador do currículo escolar da Educação Básica. Esta temática faz-se necessária na formação inicial de licenciandos, a fim de subsidiá-los para o exercício do magistério futuramente. O Coordenador de área Professor Ailton Jesus Dinardi, apresentou nuances do documento como estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas.

Subprojeto Alfabetização realiza Seminário sobre os Projetos Político Pedagógicos das escolas campo

No dia 03 de março de 2021, às 16h, foi realizado o Seminário sobre Projetos Político Pedagógicos (PPPs) das escolas campo EMEF Presidente João Goulart (Arroio Grande) , EMEF Padre Pagliani e EMEF General Antônio Sampaio (Jaguarão).  Esta atividade foi a culminância de um estudo realizado por um mês pelos bolsistas juntamente com as supervisoras, em suas reuniões semanais. O texto do PPP de cada escola foi lido na íntegra pelos grupos de bolsistas.  Isso promoveu um maior conhecimento sobre a escola campo em que atua cada bolsista. No Seminário foram levantados os pontos mais discutidos em cada grupo e realizada uma reflexão sobre a adequação  do PPP ao contexto social das escolas.  O grupo de bolsistas de cada escola fez uma apresentação em Powerpoint sobre cada ponto abordado no PPP.  Ao final,  foram apontadas algumas sugestões para atualização e complementação dos documentos. Foi um momento de muita aprendizagem.

 

Projeto – Clube de Leitura

Diante de diversas discussões sobre leituras pedagógicas, e principalmente sobre os livros de Paulo Freire, o subgrupo do PIBID Ciências da Natureza – Campus Uruguaiana da EMEF Moacyr Ramos Martins, inicia os projetos do Clube de Leitura. Este clube visa oportunizar discussões e diálogos que garantem uma socialização de leituras pedagógicas. Neste sentido, o subgrupo foi dividido para apresentar perspectivas distintas sobre os capítulos de diversos livros ao longo de reuniões mensais.

Apresentação no IV Seminário de Inovação Pedagógica (SIP)

Video de Apresentação para o IV Seminário de Inovação Pedagógica (SIP)

REGIMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL/RS: APONTAMENTOS E REFLEXÕES NO VIÉS INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Antônio Henrique Rabelo dos Santos(1), antoniosantos.aluno@unipampa.edu.br, Gabriel Andrade(1), gabriela2.aluno@unipampa.edu.br, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini(2), mayraceschini@unipampa.edu.br

(1) Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Universidade Federal do Pampa; São Gabriel.
(2) Docente; Universidade Federal do Pampa; São Gabriel.

Webnário PIBID – Diálogos sobre a BNCC

     O Webnário PIBID – Diálogos sobre a BNCC, realizado no dia 02 de março de 2021,  contou com a participação de 70 pessoas entre Coordenadores de Área, professores supervisores dos núcleos/subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIPAMPA e outros profissionais e alunos da universidade.

Durante o evento virtual, os(as) Coordenadores(as) de Área relataram brevemente as atividades desenvolvidas a partir de estudos sobre a BNCC e as dialogadoras, Berenice Soares Bueno Jardim, Izalina de Vargas Oliva e Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, foram respondendo as questões reunidas pelos 15 núcleos/ subprojetos.  O Webnário foi mediado pela Coordenadora Institucional, Professora Ângela Maria Hartmann.

 

     As professoras dialogadoras, usando de seu conhecimento e sua experiência adquiridas ao longo de suas formações sobre a BNCC, foram respondendo as questões elaboradas pelos núcleos e subprojetos. Continue lendo

Reunião PIBID Ciências da Natureza & Corpo Docente de Ciências da SEMED Uruguaiana

No dia 03/03/2021 ocorreu a reunião do PIBiD integrada ao grupo de professores de Ciências do Município de Uruguaiana. A mediadora da reunião adotou uma postura bem interessante, em apresentar ilustrações sistemáticas, solicitando a interação dos professores para comentar sobre cada ilustração apresentada. Foi evidenciado a carência dos professores em função do ensino remoto e as incertezas perante um possível retorno híbrido.

Subprojeto Alfabetização promove discussão sobre a BNCC e a Educação Matemática na Educação Infantil

Na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2021, às 16h, o grupo de pibidian@s do Subprojeto Alfabetização reuniu-se com o Prof. João Carlos de Moraes (Curso de Pedagogia), para aprofundar conhecimentos sobre o pensamento matemático na Educação Infantil, a partir da BNCC. Prof. João contextualizou a BNCC a partir de princípios importantes destacados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, como o eixo das interações e brincadeiras e o binômio cuidar e educar, que orientam o planejamento didático pedagógico nesta etapa da educação básica.  Os pibidian@s discutiram sobre o mito da matemática como algo geralmente considerado difícil na escola. Prof. João procurou desmitificar esta ideia, apontando possibilidades didáticas para trabalhar noções de espaço, tempo e quantificação com as crianças da Educação Infantil. 

2ª Reunião Pibid/LCN/Dom Pedrito.

Nesta reunião foram realizados encaminhamentos de leituras referentes a Estudos de literatura interdisciplinar a partir de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores com foco na BNCC. Iniciamos nossos estudos sobre a BNCC no intuito de referendar sua importância para o ensino de Ciências da Natureza. Esta temática faz-se necessária na formação inicial de licenciandos, a fim de subsidiá-los para o exercício do magistério futuramente.