Encontro Mulheres e Direitos Sociais

O projeto de extensão “Nos diz respeito: diálogos sobre educação do campo e interseccionalidades” conta com financiamento do Programa de Apoio à Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica (PROFOR) e promove espaços e tempos de discussão sobre gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e relações de classe junto a estudantes e professores da educação do campo, estendendo-se para a comunidade universitária da Unipampa campus Dom Pedrito e comunidade pedritense em geral. Dentre os eventos promovidos pelo Projeto está o Encontro Mulheres e Direitos Sociais, tendo sua primeira edição realizada no ano de 2017, com o tema “A reforma da previdência em questão”. Tal encontro foi planejado em conjunto com o lançamento do Programa de Formação de Educadoras e Educadores do Campo, desenvolvido pelo Centro de Educação Popular e Pesquisa em Agroecologia (CEPPA), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O evento foi realizado no CTG Herança Paternal, em função do maior número de público participante, sendo a maioria educadoras de escolas do campo de Santana do Livramento-RS e de Candiota-RS. Também contamos com a presença de estudantes, docentes e técnicos administrativos do campus Dom Pedrito, bem como de autoridades do poder público do município. Dada a temática do evento, além de uma mesa de debate conduzida por mulheres trabalhadoras do campo e da cidade, foi organizado um espaço para crianças denominado de “Encontrinho”. Neste ano, o Encontro traz a temática “trajetórias das mulheres negras” e acontecerá na última semana de outubro, com a participação de pesquisadoras e militantes negras, dedicadas ao estudo da presença das mulheres negras na ciência e na literatura. Serão discutidos os temas da violência doméstica e do trabalho remunerado. Fazem parte do planejamento deste ano pesquisadoras e pesquisadores do grupo de pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença, que reúne professoras/es e acadêmicas/osdoscampi de Uruguaiana e Dom Pedrito.