SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE NOVOS COORDENADORES DE CURSO – 2019

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do Gabinete da Reitoria, NUDEPE, ACS e PROGRAD, realizou entre os dias 28 e 30 de janeiro, no Auditório do Campus Bagé, o Seminário de Formação dos Novos Coordenadores de Curso 2019. Na oportunidade também aconteceu a cerimônia de posse.

O evento está na sua 5ª edição e está no rol de ações formativas ofertadas ao corpo docente da instituição.

O Seminário de Formação dos Novos Coordenadores de Curso tem como propósito oferecer subsídios que contribuam para qualificar as ações inerentes ao cargo através de debates sobre temas característicos da função, promovendo a interação, atualização, aprofundamento de conhecimento e a constituição de parcerias. O Seminário busca, ainda, fazer uma reflexão sobre as atribuições dos coordenadores de curso.

Programação do evento

28/01 –  Segunda-feira

13h Credenciamento

14h Cerimônia de Abertura Oficial Reitor Marco Antonio Hansen

14h15min Programação Cultural: Orquestra Jovem do Pampa

14h30min A História da Unipampa e o Perfil do aluno na Educação Superior – Vice-reitor Mauricio Aires Vieira e Servidora Viviane Gentil

15h30min Intervalo

16h A coordenação de Curso e a Gestão com Pessoas – Pró-Reitor de Gestão de Pessoal Luiz Edgar Araujo Lima e Pró-Reitor Adjunto Daniel Viegas

17h Relações da Procuradoria Federal com os órgãos de Administração – João Batista da Fontoura Marques – Procurador Federal Chefe – PF UNIPAMPA

17h30min Conheça a Assessoria de Comunicação Social – ACS – Servidora Nara Denise Quines

18h30min Encerramento

29/01 – Terça-feira

8h Abertura

8h10min Apresentação da Prograd

8h 30 min – Competências Regimentais do Coordenador de Curso – Servidoras Viviane Gentil e Mônica Trevisan

Pró-Reitor de Graduação Ricardo Howes Carpes

9h15min Coordenadoria  de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação – Servidora Viviane Gentil

*Divisão de Planejamento e Avaliação – Prof.ª Fernanda Garbin

* Divisão de Regulação e Avaliação – Prof.ª Lisete Funari Dias e Servidor Otávio Dornelles

Procuradoria Educacional Institucional (PEI) – Servidor Michel Iserhardt – Procurador Institucional

10h Intervalo

10h30min Continuação da atividade anterior

11h15min Comissão Própria de Avaliação – CPA Prof.ª Ana Cristina Rodrigues

11h30min Microfone Aberto ao Diálogo

12h Almoço

13h15min Programação Cultural – Fábrica de Gaiteiros

13h30min Relatos de Práticas de Gestão cursos de Graduação e rodas de conversa: expectativas e desafios da coordenação de curso – Mediação Pró-Reitor de Graduação Ricardo H. Carpes e Servidores Viviane Gentil e Bruno Martinato

15h45min Intervalo

16h15min Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão na UNIPAMPA – Servidora Roseane Bueno Langaro e Diléia Adolfo Maria

17h15min Biblioteca: processos e especificidades

Servidora Vanessa Abreu Dias

17h45min Encerramento

18h Cerimônia de Posse

20h30min Happy Hour de Confraternização: desafio de boliche (por adesão)

30/01- Quarta-feira

9h Abertura

9h15min Coordenadoria de Processos Acadêmicos – PROGRAD- Servidor Bruno Martinato

*Guia dos processos acadêmicos – Servidor Bruno Martinato – Coordenador de Processos Acadêmicos

*Divisão de Processos Seletivos – Servidor Fabrício Medina

*Divisão de Estágios – Servidoras Cynthia Sant’Anna e Fernanda Fernandes

*Divisão de Registros Acadêmicos – Servidora Cássia de Souza e Rinele dos Anjos

10h Intervalo

10h30min Continuação da atividade anterior

12h Almoço

13h30min Sistemas Institucionais – GURI, GAUCHA, SIPPEE – Servidores Pierre Corrêa Martin e Piero Salaberri

14h30min SEI – Servidores Rosaura Antunes e Bruno Fontoura Bechuetti

15h30min PDI – Pró-Reitor de Planejamento e Infraestrutura – Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr.

16h Microfone aberto ao diálogo

16h30min Encerramento -Vice-Reitor – Maurício Aires Vieira

Abertura do Seminário

Dentre as atividades do seminário aconteceu apresentação de setores da PROGRAD relacionados diretamente com a atuação do Coordenador de Curso, visando o esclarecimento de dúvidas e a aproximação dos coordenadores e a equipe da Prograd.

Pró-reitor de Graduação Profº. Ricardo H. Carpes apresentando a PROGRAD e o Organograma da pró-reitoria

Coordenadoria de Processos Acadêmicos – PROGRAD

A programação do Seminário contou também com um momento de troca de experiências através do compartilhamento de Relatos de Práticas de Gestão cursos de Graduação.  A mediação da atividade foi realizada pelo Pró-Reitor de Graduação Ricardo H. Carpes e Servidores da Prograd: Viviane Gentil e Bruno Martinato.

Atividade: Relatos de Práticas de Gestão cursos de Graduação

Preocupados em ouvir os anseios e expectativas dos novos coordenadores, foi oportunizado durante a programação do evento,  espaços democráticos para esclarecimentos de dúvidas, questionamentos, críticas e sugestões. Dentre essas atividades estavam as Rodas de Conversa: expectativas e desafios da coordenação de curso e a atividade Microfone aberto. Para a atividade Microfone aberto estava a mesa para mediação das discussões:  o Reitor Prof. Marco Antônio Hansen; o Vice-reitor Prof. Mauricio Aires Vieira; o Pró-Reitor de Planejamento e Infraestrutura – Téc. Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr; a Pró-reitora Adjunta Prof.ª Amélia Bastos e os Coordenadores, Viviane Gentil e Bruno Martinato que estão a frente da Coordenadoria de Planejamento, Divisão e Avaliação e Coordenadoria dos Processos Acadêmicos, respectivamente. Ambas coordenadorias da PROGRAD.

Atividade: Microfone Aberto

Durante o evento os professores foram brindados com atividades culturais, proporcionadas pela Orquestra Jovem do Pampa e Fábrica de Gaiteiros.