VIII Fórum das Agrárias da UNIPAMPA.

A Pró-reitoria de Graduação, através da Divisão de Formação e Qualificação, realizou nos dias 13 e 14 de Maio de 2019, no Campus Itaqui, o VIII Fórum das Agrárias.

Estavam presentes os seguintes cursos: Engenharia Agrícola (Alegrete), Tecnologia em Agronegócio (Dom Pedrito), Enologia (Dom Pedrito), Zootecnia (Dom Pedrito), Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Itaqui), Agronomia (Itaqui), Ciência e Tecnologia de Alimentos (Itaqui), Engenharia Florestal (São Gabriel), Curso de Tecnologia em Aquicultura (Uruguaiana) e Medicina Veterinária (Uruguaiana).

O VIII FÓRUM DAS AGRÁRIAS teve como objetivo geral promover um espaço de reflexão e discussão sobre os cursos e sobre as práticas pedagógicas dos professores dos cursos que compõem a área das Agrárias na UNIPAMPA.

No dia 13, na mesa de abertura estavam o Pró-Reitor de Graduação Prof. Ricardo  H. Carpes; a Diretora do Campus Itaqui, profª Carla Pohl Sehn e os coordenadores do Fórum: Profª Fernanda Fiorda, Prof. Paula Ribeiro e Prof. Guilherme Ribeiro.

Mesa de abertura: Na esquerda o Prof. Guilherme Ribeiro, ao seu lado a direita, a Diretora do Campus Itaqui, profª Carla Pohl Sehn. No centro o Pró-Reitor de Graduação Prof. Ricardo  H. Carpes e a sua direita a Prof. Paula Ribeiro.

Acolhida do Pró-Reitor de Graduação Prof. Ricardo  H. Carpes, na mesa de abertura.

Na sequencia das atividades do Fórum, os coordenadores apresentaram seu cursos, destacando pontos positivos, negativos e particularidades.

Como última atividade do dia, ocorreu a Palestra ministrada pela Profª Ottilia Marcacci Ribeira da Silva, intitulada  “Conhecendo a geração alfa e os impactos da educação socioemocional nessa geração

Profª Ottilia Marcacci Ribeiro da Silva

A palestra teve como objetivo: *conhecer e refletir sobre as características da geração Alfa * Promover a melhoria contínua da qualidade de ensino dos Cursos de Graduação, através da formação docente; Potencializar reflexões sobre a Relação professor-aluno e contexto geracionais.

Palestra Conhecendo a geração alfa e os impactos da educação socioemocional nessa geração

A palestra também foi transmitida por Mconf aos demais campi da universidade, como forma de promover a formação continuada docente.

No dia 14 de maio, o Fórum iniciou com a palestra do Prof. Claudemir de Quadros, intitulada “Sob o império do novo: nova escola, novo professor, novo aluno, novo tudo”. Na exposição foram abordados temas relacionados a escola e a educação e suas relações com a profissão docente, com ênfases nas perspectivas de mudança no mundo do trabalho, na organização da instituição escolar e no comportamento de professores e estudantes. A palestra teve como objetivo a melhoria contínua da qualidade de ensino dos Cursos de Graduação, através da formação docente, bem como potencializar reflexões sobre novos modos de ser e do fazer docente na contemporaneidade.

Prof. Claudemir de Quadros

Palestra “Sob o império do novo: nova escola, novo professor, novo aluno, novo tudo”

Para articular as discussões do Fórum como Mundo do Trabalho, o evento contou com fala do Diretor da Empresa Camil, Sr. Carlos Scariot.

Diretor da Empresa Camil, Sr. Carlos Scariot.

Além da apresentação dos cursos e das palestras, houve um espaço para discussão entre os representantes dos diferentes cursos e representantes da PROGRAD.

Discussão coletiva entre os participantes

Discussão coletiva dos cursos participantes do fóurm.

Ficou acordado que será realizado, em conjunto via Google Docs gerenciado pelos coordenadores do Forúm, o registro das atividades, demandas e encaminhamentos do Fórum.

Participantes do VIII Fórum das Agrárias