Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da Graduação (DPDG)

A Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da Graduação (DPDG) da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento do Ensino de Graduação tem como objetivo orientar e apoiar administrativamente os cursos de graduação no planejamento, desenvolvimento e gestão dos principais processos acadêmicos envolvendo o calendário acadêmico, processos e registros acadêmicos e formas de ingresso, além do enfrentamento à evasão e retenção.

Principais atribuições

  1. Elaborar proposta de Calendário Acadêmico e trâmites necessários até a aprovação e publicação da portaria.
  2. Planejar a oferta de vagas e formas de ingresso junto aos cursos de graduação, elaborar o termo de adesão ao Sisu e propostas de criação de novos processos seletivos
  3. Colaborar na construção de Resoluções e Instruções Normativas relacionadas aos cursos de graduação e à Pró-Reitoria de Graduação;
  4. Colaborar no mapeamento dos fluxos dos processos e levantamento de requisitos para desenvolvimento de ferramentas/sistemas para os registros acadêmicos dos cursos de graduação.
    • Participar do Comitê Gestor do Acervo Acadêmico
  1. Orientar o registro no SAP/GURI dos projetos área de Ensino e operacionalizar editais envolvendo estes projetos.
  2. Certificar as ações da área de Ensino registradas no SAP/GURI.
  3. Elaborar e operacionalizar as Chamadas Internas PROGRAD;
    • Chamada Interna Prograd – Apoio à Gestão Acadêmica
    • Chamada Interna Prograd – Apoo à Inovação Pedagógica
  1. Atuar junto ao Comitê Gestor do PDA – Programa de Desenvolvimento Acadêmico – e operacionalizar à modalidade “Ensino e Monitoria em Componente Curricular”;
  2. Atuar junto ao Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET como Interlocutor PET e apoiar administrativamente os grupos PET;
  3. Atuar na Comissão do Programa Institucional para Enfrentamento à Evasão e Retenção e no NIDA – Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos
  4. Colaborar com a DAINTER na Coordenação do Programa PEC-G;
  5. Fomentar a oferta de ações de nivelamento, com estímulo para a melhoria do desempenho acadêmico
  6. Atualizar o Manual do Coordenador de Curso
  7. Coordenador as Atividades do Núcleo de Currículo e Inovação Pedagógica

 

Contatos:

Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da Graduação (DPDG)

  • Nome: Bruno Martinato de Barros
  • Cargo/Função: Administrador/Chefe da Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da Graduação
  • E-mail: brunobarros@unipampa.edu.br

Núcleo de Currículo e Inovação Pedagógica (NCIP)

  • Nome: Vera Lucia Duarte Ferreira
  • Cargo/Função: Professora do Magistério Superior/Chefe do Núcleo de Currículo e Inovação Pedagógica
  • E-mail: veraferreira@unipampa.edu.br
  • Nome: Natieli Luiza Branco
  • Cargo/Função: Assistente em Administração/Assessora Técnico-Pedagógica de Graduação
  • E-mail: natielibranco@unipampa.edu.br