Mobilidade Acadêmica Interinstitucional para discentes de outras IFES

MOBILIDADE ACADÊMICA INTERINSTITUCIONAL permite ao discente de outra Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) cursar componentes curriculares na UNIPAMPA, como forma de vinculação temporária, de acordo com as regras do Convênio ANDIFES, pelo prazo máximo de 2 (dois) semestres letivos podendo, em caráter excepcional e a critério das instituições envolvidas, ser prorrogado por mais 1 (um) semestre. O Convênio não se aplica a pedidos de transferência de discentes entre as IFES, que serão enquadrados em normas específicas.

O período para encaminhamento do pedido pelas instituições de origem é até 31 de maio, para realização da mobilidade no segundo semestre, e até 31 de outubro para mobilidade no primeiro semestre.

Podem inscrever-se no programa discentes que atendam aos seguintes requisitos:

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação de IFES signatária do Convênio ANDIFES de Mobilidade Acadêmica;
  • Ter concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem;
  • Ter no máximo 2 (duas) reprovações acumuladas nos 2 (dois) períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade, e
  • Possuir plano de estudos aprovado pela Instituição de origem.

Observação: As Comissões de Curso podem estabelecer critérios específicos para aceite de estudantes de outras instituições.

Legislação:

2) Carta de Apresentação do discente emitida pela IFES de origem informando o nome do aluno, curso de origem, concordância para participação e período desejado para a realização da mobilidade acadêmica;
3) Histórico Escolar original atualizado, carimbado e assinado pela IFES de origem;
4) Comprovante de matrícula;
5) Sequência aconselhada ou fluxograma do curso de origem, e
6) Cópias do RG e CPF do discente.

Para prorrogação da Mobilidade Acadêmica deverão ser encaminhados nova Carta de Apresentação e Requerimento de Solicitação de Mobilidade Acadêmica (itens 1 e 2).

A documentação deve ser enviada para:
Divisão de Documentação Acadêmica/PROGRAD
Avenida General Osório, 1139 – 1º andar
CEP: 96400-100 – Bagé-RS

Para maiores informações:
(53) 3247-4549 ou 3242-7629, ramal 5322
dda@unipampa.edu.br

Será aberto um processo em nome do discente, que será enviado à Secretaria Acadêmica do Campus do curso pretendido, que encaminhará à Coordenação de Curso para verificação de possibilidade de matrícula no(s) componente(s) curricular(es). Se o processo for deferido, retornará à Divisão de Documentação Acadêmica, que enviará correspondência à Instituição remetente com a carta de aceite do aluno.

Ao final do Programa de Mobilidade Acadêmica, a Secretaria Acadêmica emitirá um histórico contendo o(s) componente(s) curricular(es), nota(s), freqüência e resultados finais obtidos pelo aluno à Divisão de Documentação Acadêmica, para envio à Instituição de origem.

Procedimentos: Guia de Processos Acadêmicos – Mobilidade Acadêmica Interinstitucional para discentes de outras IFES

Fluxo do processo: Clique aqui