Projetos de Ensino e Monitoria

AVISO: NOVAS ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO/MONITORIA PELAS COMISSÕES LOCAIS DE ENSINO

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Memorando Circular 006/2017, disponibiliza orientações para as Comissões Locais de Ensino de como proceder com a avaliação dos projetos.  Junto ao memorando, foi disponibilizado um modelo de formulário que deverá ser adotado por todas as Comissões Locais desta data em diante.

Projeto de EnsinoCaracteriza-se pelo desenvolvimento de um assunto, um conteúdo, uma temática e/ou uma matéria específica relacionada ao ensino-aprendizagem. O objetivo principal de um projeto de ensino é qualificar, complementar ou aprofundar um determinado conhecimento específico, tanto no que diz respeito ao ensino quanto à aprendizagem do mesmo.

Projeto de Monitoria: Caracteriza-se por ações realizadas por um estudante monitor que, orientado por um docente, desenvolve práticas de apoio, de acompanhamento e/ou recuperação de conhecimentos de acadêmicos. As atividades desempenhadas pelo monitor podem ser desenvolvidas tanto no momento do ensino em sala de aula quanto em momentos extraclasse, de acordo com o planejamento da monitoria. Tal projeto deverá estar previsto no Plano de Ensino de uma componente curricular ou de um conjunto de componentes curriculares afins. O objetivo principal de um projeto de monitoria é qualificar as questões didáticas da componente curricular, com vistas à melhoria da aprendizagem e do rendimento acadêmico dos estudantes.

Registro de Projetos de Ensino e Monitoria

Para fins de reconhecimento institucional, os projetos de ensino e monitoria devem ser registrado no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE), disponível em http://www10.unipampa.edu.br

Para registro de Projetos de Ensino e Monitoria, o coordenador do projeto deverá utilizar o modelo de formulário disponível para download no SIPPEE. Após o preenchimento do formulário, o coordenador retornará ao SIPPEE para solicitar o registro do projeto, o qual será encaminhado para a Comissão Local de Ensino do campus do coordenador. Após análise, a Comissão Local de Ensino, encaminhará o projeto para autorização do Conselho do Campus ou retornará o projeto para realização de ajustes. Por fim, após homologação no âmbito do campus, o projeto é encaminhado para Pró-Reitoria de Graduação para registro.

Relatório Final

Até 30 dias após o término do prazo final de execução do projeto, é responsabilidade do coordenador do projeto apresentar o Relatório Final de Atividades. O relatório entregue deve ser no modelo disponibilizado para download no SIPPEE.

É desejável que junto ao Relatório Final sejam anexados outros comprovantes de realização da atividades, como por exemplo, certificados de apresentação de trabalhos derivados do projeto, listas de frequências, fotos, entre outros.

O Relatório Final seguirá o mesmo trâmite de registro do projeto para sua aprovação, ou seja, tramitará pela Comissão Local de Ensino, Conselho do Campus e Pró-Reitoria de Graduação. Somente após aprovação em todas estas instâncias o projeto será encaminhado para certificação.

Certificação

Somente após aprovação do Relatório Final serão gerados certificados de participação em Projetos de Ensino e Monitoria. Para confecção dos certificados, serão utilizadas as informações cadastradas no campo Equipe Executora do projeto. Não serão gerados certificados para indivíduos que não estejam cadastrados na equipe executora do projeto.

O Coordenador é responsável pelas informações e total preenchimento dos dados solicitados nos formulários eletrônicos para registro de proposta, relatório final e emissão de certificados.

Os certificados fornecidos serão exclusivamente no formato digital, por meio do Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE).

A qualquer tempo, a PROGRAD pode solicitar ao Coordenador da Proposta dados relativos à execução das atividades para fins de acompanhamento interno e externo.