Ações e Programas

Nesta seção são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pela UNIPAMPA.

Os principais resultados de programas, projetos e ações, assim como indicadores de resultados e impactos, estão disponíveis nos Relatórios de Gestão no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura e também no site do Acesso à Informação em Auditorias.
Em relação aos últimos 5 (cinco) anos, segue orientação para encontrar a informação nos Relatórios de Gestão:
Ano 2020 – item 4.4. “Resultados das Principais Áreas de Atuação”
Ano 2019 – item 5.3. “Resultados das principais áreas de atuação ou operação”
Ano 2018 – item 5. “Resultados da gestão”
Ano 2017 – item 3.4 “Desempenho operacional”
Ano 2016 – item 3.4 “Desempenho operacional”

Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023): contempla o Projeto Pedagógico Institucional – PPI e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação: diagnóstico geral, arquitetura atual de TIC,  análise e diagnósticos estratégicos, portfólio de projetos, recursos e resultados esperados.

Relação de cursos: relação do Sistema Integrado de Monitoramento do MEC – SIMEC.

Monitoramento de Obras:  na página da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (PROPLAN) é possível acompanhar as obras dos campi da UNIPAMPA através de imagens e informações.

Programas com Renúncias de Receitas:  A UNIPAMPA não possui programas de renúncias de receita. Entende-se que não se aplica a instituições federais de ensino superior.

 A UNIPAMPA não desenvolve programas, ações, projetos e atividades financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

SERVIÇOS PRESTADOS

1. Assessoria de Comunicação Social

Órgão executivo da Política de Comunicação Social da UNIPAMPA, ligado à Reitoria da Universidade. Suas atividades visam garantir a difusão do conhecimento e a socialização das práticas institucionais, bem como a interação entre disciplinas, áreas de conhecimento, campos do saber e entre os campus e os diferentes órgãos da Instituição.

2. Divisão de Gestão de Convênios

A realização de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade depende da existência de convênios. Os acordos entre órgãos públicos ou entre órgãos públicos e privados permitem a troca de informações e a concretização de ações que necessitam de recursos ou de apoios diversos.

A gestão dos convênios da Unipampa é de responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento, ligada à Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (PROPLAN), a qual tem a função de implementar a política de parcerias com diversos setores da sociedade propostas à Fundação Universidade Federal do Pampa. Os convênios são orientados, registrados e acompanhados em sua execução pela Divisão de Gestão de Convênios, que também recebe os relatórios de prestações de contas e encaminha para análise do setor competente.

3. Projetos de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT) assume o papel  de  promover  essa  articulação  entre  a universidade e a sociedade, seja no movimento de levar o conhecimento até a sociedade, seja no de realimentar suas práticas acadêmicas a partir dessa relação dialógica com ela. Além de revitalizar as práticas de ensino, contribuindo tanto para a formação do profissional egresso, bem como para a renovação do trabalho docente, esta articulação da extensão pode gerar novas pesquisas,  pela aproximação com novos objetos de estudo, garantindo a interdisciplinaridade e promovendo a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

4. Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) é o setor da Reitoria que desenvolve programas, benefícios e ações de assistência estudantil e de acesso aos direitos de cidadania, direcionados à comunidade universitária.

5. Cursos de Graduação

Os Cursos de Graduação da Unipampa são distribuídos nos dez campi da instituição: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.  A descrição dos Cursos, está publicada na página da Pró-Reitoria de Graduação.    

6. Seleção e ingresso aos Cursos de Graduação

Informações detalhadas sobres as etapas dos processos seletivos discentes para acesso aos cursos de graduação tais como:  editais, listagens de convocações dos candidatos selecionados nas diversas chamadas, locais de matrícula dos diversos cursos, listas de constituições de turmas por semestre, entre outras encontram-se na página do processo seletivo de cada ano.

Ainda, demais Processos Seletivos podem ser consultados no site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no menu em “Processos Seletivos”.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual a instituição oferece vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

7. Cursos de Pós-Graduação

A descrição dos cursos está publicada na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI).    

8. Seleção e Acesso aos Cursos de Pós-Graduação

A descrição deste serviço está publicada na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), que divulga informações como: calendário acadêmico, chamadas internas, concessão de bolsas, cursos, editais, normas e estatísticas.

9. Serviços de Biblioteca – Sistema de Bibliotecas (SISBI)

A descrição dos serviços de biblioteca está publicada em sua página. A Coordenadoria de Sistemas de Bibliotecas é um órgão ligado diretamente à Reitoria,  com o propósito de orientar e coordenar as políticas e ações relativas ao acervo.